Professores de Natal decidem que aulas só serão retomadas com negociação do Piso 2020 e vacina

17 Dec 2020

As aulas presenciais da Rede Municipal de Natal só serão iniciadas em 2021 se o município retomar as negociações sobre o Piso Salarial 2020 e a categoria estiver vacinada contra a Covid-19. Ambas as deliberações foram tiradas em assembleia virtual conduzida pelo SINTE/RN na tarde desta quarta-feira (16). Isso significa que nem mesmo as aulas remotas serão dadas caso o Piso não seja renegociado.

Os profissionais também deliberaram pela criação de uma campanha publicitária em defesa dos trabalhadores da rede municipal de Natal e de uma educação pública e laica para todos. Isso será efetivado entre janeiro e fevereiro.

O encontro à distância aconteceu um dia após a audiência entre o Sindicato e a Secretaria Municipal de Educação (SME). O diálogo entre as partes encerrou sem trazer qualquer novidade. A secretária Cristina Diniz não apresentou nenhuma proposta para implementar os 12,84% relativos à correção, alegando que conversaria com o prefeito Álvaro Dias.

Assim, este ano atípico, de crise sanitária e econômica, terminará sem que os educadores da capital do RN recebam o Piso, garantido pela Lei Federal 11.738/2008 e a Lei Municipal 6.425/2013. Em 12 anos de existência do Piso essa é a primeira vez que isso acontece.

JUDICIALIZAÇÃO DO PISO

Desde 30 de dezembro de 2019 o SINTE/RN cobra da Prefeitura de Natal e da SME a correção do Piso Salarial 2020. Porém, diante de tantas negativas do município, a categoria avaliou que não resta outra alternativa. Agora, a questão está sendo judicializada pela assessoria jurídica do Sindicato até 20 de dezembro.

Esta questão será rediscutida em assembleia virtual que acontecerá na segunda quinzena de janeiro de 2021. Ainda não há data definida. Contudo, será divulgada tão logo o Sindicato escolha o dia para dialogar com os educadores da capital.

17 Dec 2020

JUDICIALIZAÇÃO DO PISO