Após faixaço, Secretária promete audiência com o Prefeito de Natal, mas não garante proposta

8 Sep 2020

Créditos: Lenilton Lima

A secretária de educação de Natal, professora Cristina Diniz, prometeu nesta terça-feira (08) que o prefeito Álvaro Dias vai receber o SINTE/RN em audiência até sexta (11 de setembro). A promessa aconteceu sob pressão de dirigentes do Sindicato e de professores durante toda a manhã. Eles promoveram um faixaço/ato público na frente da Secretaria obedecendo aos protocolos de segurança. A luta principal é pela atualização salarial 2020, negada desde janeiro.

s

Embora sinalize que o Prefeito poderá conversar com o Sindicato, a Secretária não garantiu apresentar uma nova proposta. Disse que, também até sexta (11), vai enviar ofício ao SINTE/RN tornando oficial o cronograma de pagamento de direitos anunciado na semana passada após atividade presencial. O cronograma apresentado foi:

• Setembro – Promoção no índice de 5% para 808 professores/as, retroativa ao mês de março.
  • Outubro – Liberação de Quinquênios dos anos de 2018 e 2019, retroativos a janeiro.
  • Novembro – Mudança de nível e padrão dos processos de 2018.
  • Dezembro – Liberação dos 70% restantes do 13º salário e pagamento do 1/3 de férias.

Embora não tenha participado presencialmente da atividade de hoje (08), a coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, vem participando de toda a negociação de dezembro para cá. Para ela, a pressão vai ceder lugar a negociação: “O Prefeito não vai querer uma pedra no sapato. Acreditamos que será assim até acontecer a negociação”.

Já o coordenador geral do SINTE/RN, professor Bruno Vital, afirma que a entidade vai continuar mobilizada enquanto espera que a palavra da Secretária seja cumprida: “Depois da nossa pressão, a Secretaria nos recebeu e apresentou uma perspectiva até o final desta semana. Esperamos que ela cumpra, mas vamos manter as mobilizações até que o Prefeito apresente uma proposta e se comprometa com o pagamento”.

Agora, enquanto aguarda ser convocado para conversar, o Sindicato mantém os faixaços agendados para esta semana. São eles:

QUARTA-FEIRA

>Faixaço na Calçada da Democracia (Na calçada do Midway, em frente ao IFRN da Avenida Salgado Filho) – 15h

QUINTA-FEIRA (10/09)
> Faixaço em frente A Prefeitura de Natal – 8h30

SEXTA-FEIRA (11/09)
> Faixaço na E.M Iapissara Aguiar (Zona Norte, próximo ao Nordestão do Santa Catarina) – 8h30

8 Sep 2020

Créditos: Lenilton Lima

s

• Novembro – Mudança de nível e padrão dos processos de 2018.

QUARTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA (10/09)