Após pressão, Prefeito de Natal promete apresentar propostas para o Piso no dia 21/09

10 Sep 2020

Créditos: Lenilton Lima

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, prometeu apresentar ao SINTE/RN, no dia 21 de setembro, propostas para pagar a atualização do Piso Salarial 2020. A promessa foi feita em audiência no final da tarde e início da noite desta quinta-feira (10) após a pressão do Sindicato e da categoria, intensificada nas últimas semanas.

De acordo com o coordenador geral interino do SINTE/RN, professor Bruno Vital, o Prefeito disse que a equipe econômica vai fazer um estudo de propostas. Isto é, ver os dados econômicos do município e a partir daí apresentar novas alternativas para quitar o Piso.

O calendário de pagamento dos direitos negados apresentado na semana passada ao Sindicato poderá sofrer alterações. Isso porque a Secretária de Educação, professora Cristina Diniz, disse que o estudo econômico poderá apresentar novos dados.

Bruno Vital considerou a audiência como positiva: “A nossa luta e pressão forçaram a prefeitura a se recolocar no processo e apresentar uma proposta. Finalmente a prefeitura sinaliza a cumprir a lei e atualizar o Piso”.

A coordenadora geral do SINTE, professora Fátima Cardoso, participou do encontro por videoconferência: “Esse foi um momento de reafirmação do que sempre dissemos: não vamos desistir dos 12,84%. A categoria tem sido um termômetro para o reposicionamento do prefeito Álvaro Dias, assim como o direcionamento que temos dado neste processo de muitos desafios”, afirmou.

O encontro desta quinta-feira (10 de setembro) contou com as presenças dos vereadores Divaneide Basílio e Fernando Lucena. Ambos estão articulando a mediação entre o SINTE/RN e o município.

10 Sep 2020

Créditos: Lenilton Lima