Após três meses de silêncio, Sec. de Educação de Natal não apresenta proposta para o Piso 2020

20 Aug 2021

Nesta quinta-feira, 19 de agosto, a Secretária de Educação de Natal recebeu o SINTE/RN após quase três meses de silêncio. Contudo, a audiência virtual terminou sem novidades. Isto porque mais uma vez Cristina Diniz não apresentou nenhuma proposta para atualizar o Piso Salarial 2020.

Tão somente afirmou que o município não dispõe de recursos em caixa para contemplar os aposentados. Desta forma, não faria nenhuma proposição. Além disso, falou que o pagamento dos trabalhadores que saíram da ativa não é competência da Secretaria Municipal de Educação (SME), se eximindo de qualquer responsabilidade.

O diálogo frustrou os dirigentes do SINTE/RN, que esperavam a apresentação de uma proposta após cerca de um ano e oito meses de reiteradas cobranças. Sobretudo porque as receitas municipais cresceram 58,9% em dois anos, de acordo com dados públicos da Prefeitura analisados pelo DIEESE.

Apesar disso, o Sindicato exigiu que a Secretária convide a equipe econômica municipal para uma próxima audiência. Assim, poderia apresentar ao SINTE os números concretos das receitas locais e uma forma de quitar a dívida com os profissionais da Rede. Diante disso, a Secretária prometeu em breve marcar outra audiência com a presença dos membros da área financeira da gestão Álvaro Dias para apresentar uma proposta.

Indagada sobre a data do encontro, informou não ser possível agendar em virtude da disponibilidade de agenda das pessoas que comporão a nova mesa de negociação.

AUDIÊNCIA SERÁ UM DOS TEMAS DA LIVE DESTA SEXTA (20) E PONTO DE PAUTA DE ASSEMBLEIA

O resultado da audiência com a SME será um dos temas do Extra Classe Web TV Ao Vivo (live) desta sexta-feira (20). O programa vai receber a professora Fátima Cardoso (Coordenadora Geral do SINTE/RN) e Rute Regis (Coordenadora do Fórum Estadual de Educação).

Além de pautar a conversa com Cristina Diniz, a live vai debater a Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) e o Piso Salarial 2022. O Extra Classe Web começa às 15h, via YouTube, Facebook e Instagram do SINTE/RN.

O diálogo com a Secretaria de Educação também será ponto de pauta da próxima assembleia virtual da categoria, que acontecerá até o final de agosto.

PROMOÇÕES E GESTÃO DEMOCRÁTICA

O SINTE/RN aproveitou a audiência com a SME para cobrar a implementação das promoções atrasadas. Em sua proposta, o Sindicato sugere que esse direito seja publicado até 15 de outubro e pago em janeiro de 2022, conforme consta no Plano de Carreira. Mesmo que a Secretaria não tenha feito a avaliação de desempenho cobrada há anos pela entidade.

Sobre a Gestão Democrática, pediu para integrar a Comissão que vai tratar do assunto, principalmente por tradicionalmente ser parte ativa no processo, conquistado a duras penas há mais de 30 anos.

20 Aug 2021

PROMOÇÕES E GESTÃO DEMOCRÁTICA