Após quase três meses sem respostas, Sinte-RN é recebido por secretários na Prefeitura de Natal

10 Apr 2024

Dirigentes do Sinte-RN foram recebidos por Cristina Diniz (Secretária de Educação) e Joan (Secretário Chefe do Gabinete Civil de Álvaro Dias) na Prefeitura de Natal no final da tarde desta quarta-feira (10). O diálogo, que só aconteceu depois de muita espera, paciência e insistência, pois os sindicalistas ocuparam a frente e o saguão da Prefeitura ao longo de todo o dia, ocorreu após quase três meses sem respostas por parte do município.

Apesar de toda a espera, a conversa não trouxe novidades. Sequer foi apresentado o impacto financeiro do Piso Salarial de 2024, prometido em 17 de janeiro, dia que o município recebeu o Sindicato pela última vez. Como já é de praxe, mais uma vez os membros da gestão Álvaro Dias voltaram a alegar que o município enfrenta dificuldades financeiras. Para piorar, afirmaram que a atualização do Piso deste ano depende, entre outras coisas, de uma consulta ao NatalPrev (Instituto de Previdência dos Servidores do Município do Natal) e à SEMAD (Secretaria Municipal de Administração), que poderão responder se os aposentados serão contemplados.

Por sua vez, os dirigentes do Sinte-RN cobraram a volumosa dívida que o município tem com a categoria. Também alertaram que no dia 02 de maio a Rede Municipal vai paralisar as atividades novamente e se reunir em Assembleia para avaliar um indicativo de greve. Assim, ficou acertado que Joan vai consultar o NatalPrev e a SEMAD e convocar o Sindicato para uma conversa até 30 de abril. Diante disso, o Sinte espera que finalmente a gestão apresente uma proposta para implementar os 3,62% do Piso de 2024, e que ela que possa ser avaliada em Assembleia. Até lá, afirmam os dirigentes, as atividades de luta vão continuar (VEJA O CALENDÁRIO DE LUTA NO FINAL DESTA MATÉRIA).

CONCURSO PÚBLICO, CARGA SUPLEMENTAR, PROMOÇÕES E PROGRESSÕES

Os dirigentes do Sinte-RN também cobraram repostas para outras demandas da Rede Municipal. Sobre o concurso público que há muito tempo é reivindicado, a Secretária disse que está em estágio avançado. Indignados, os sindicalistas apontaram que o Sindicato, que é parte interessada, não integra a comissão que cuida do certame. É a primeira vez na história que isso aconteceu. Já acerca da carga suplementar, a gestora não soube responder. Questionada sobre as promoções e progressões, disse existir um estudo em curso, mas não afirmou que irá conceder.

CALENDÁRIO DE LUTA DA REDE MUNICIPAL DO NATAL

• 17/04 – Ato Público em Frente à Câmara Municipal de Natal – 15h