Após solicitação do Prefeito de Natal, audiência de conciliação é remarcada para 22/10

13 Oct 2021

Foi remarcada para 22 de outubro a audiência de conciliação que aconteceria nesta quarta-feira (13) entre o SINTE/RN e o município do Natal para tratar da atualização salarial 2020. O adiamento aconteceu após solicitação do Prefeito.

No pedido, Álvaro Dias alegou a necessidade de obter ampliação do prazo para apresentar ao Sindicato informações sobre a situação econômica da capital. Apesar da mudança de data, o SINTE aceitou conversar com o município na semana que vem.

Fátima Cardoso, que é professora e coordenadora geral do SINTE/RN, aponta que há quase dois anos a Prefeitura sempre coloca a questão econômica como um dos impeditivos para conceder os 12,84% previstos na Lei do Piso Nacional (11.738/2008) e a Lei Municipal (6.425/2013): “Esperamos que ele diga que até agora entrou nos cofres da prefeitura 1 bilhão e 800 milhões de reais e a receita até o 4° bimestre deste ano dá conta de um superávit de 330 milhões”.

Com base em um estudo do DIEESE, a sindicalista aponta que dos recursos do FUNDEB previstos para esse ano só foram investidos 66,34%, abaixo dos 70% obrigatórios: “Temos os números que eles têm, não sei o que estão calculando. Esperamos que dentro da razoabilidade se tenha um desfecho nas negociações tendo por base os números publicados pelo Prefeito nos balancetes disponíveis para consulta pública”.

13 Oct 2021