INTERIOR

AREZ/RN: Professores/as enfrentam perseguição de prefeito na luta pelo Piso 2023

19 Jun 2023

Apesar da pressão dos/as professores/as municipais e do SINTE/RN para que a prefeitura de Arez negocie com a categoria e cumpra a Lei Nacional do Piso do Magistério, o prefeito da cidade, Bergson Iduíno, afirmou que não vai pagar o reajuste salarial 2023, no índice de 14,95%. Em sua fala, o prefeito alega se basear em uma lei do estado do Paraná, mesmo descumprindo a Lei Nacional nº 11.738/2008.

De acordo com Telma Alves, coordenadora geral da regional do SINTE/RN em Arez, “o prefeito Iduíno é o carrasco da Educação. Ele não dialoga com a categoria, já “mandou” a Rede Municipal entrar em greve, persegue professores/as, cortou o ponto e salários de diversos profissionais que participaram de assembleias e como forma de intimidação, recentemente entrou com uma ação criminal contra o professor Rony Mathias.”

Como forma de enfrentamento dessa situação, Telma explica que os professores municipais buscam dialogar com a população e esclarecer os motivos da luta e a importância do Piso do Magistério para a qualidade do ensino público e para a valorização profissional.

“O Piso Nacional do Magistério é uma das maiores conquistas da educação pública no Brasil. É lamentável que 14 anos após sua aprovação, alguns gestores se recusem a cumprir esse direito e busquem artimanhas para distorcer a lei federal. O SINTE/RN repudia e denuncia a atitude truculenta da gestão Bergson Iduíno”, finaliza.

INTERIOR

19 Jun 2023