Educadores de Natal deliberam acionar Justiça para reverter corte e multa, e exigir os 33,24%

2 Jun 2022

Créditos: Lenilton Lima

O SINTE/RN vai acionar a Justiça para tentar reverter o corte de salários dos professores da Rede Municipal do Natal efetuado em maio e a multa aplicada ao Sindicato, bem como exigir do município os 33,24% relativos à atualização do Piso Salarial deste ano. A decisão foi tomada pelos educadores da capital em Assembleia realizada pelo Sindicato nesta quinta-feira (02).

O encontro contou com a participação da assessora jurídica Sylvia Dutra, que tirou dúvidas apresentadas ao longo das mais de duas horas de atividade. De acordo com a deliberação coletiva, o Ministério Público (MP) será o órgão a ser procurado pelo SINTE para tentar resolver a situação.

Foto: Lenilton Lima

Além de acionar a Justiça, a categoria deliberou realizar uma campanha publicitária denunciando o corte de ponto e promover uma Campanha Solidária para arrecadar recursos para ajudar os profissionais que estão em dificuldades financeiras após o corte de salários.

Embora indignados com a perseguição da gestão Álvaro Dias, os professores da capital não cogitam entrar em greve no momento diante das duas decisões que favoreceram o município e penalizaram a categoria e o SINTE/RN. Veja abaixo todos os encaminhamentos aprovados:

1 – Mover ação judicial para exigir do município o cumprimento da Lei Municipal n° 6.425/2013, que prevê a atualização salarial dos professores e educadores infantis no mesmo percentual previsto na Lei 11.380/2008, que indicou percentual de 33,24% a partir de janeiro de 2022;

2 – Mover ação judicial contra o secretário adjunto de educação Paulo Barra e o Município do Natal buscando retratação e indenização por danos morais para reparar as notícias falsas veiculadas na mídia e nas redes sociais;

3 – Promover uma Campanha Solidária a partir de 03 de junho, onde os recursos arrecadados serão rateados entre os profissionais de Natal, filiados ou não filiados ao SINTE/RN, que tiveram seus salários cortados pela gestão Álvaro Dias;

4 – Intensificar as ações nas redes sociais;

5 – Os CMEIS e as escolas devem reunir os conselhos até 10 de junho para registrar em ata exigindo da SME o cumprimento dos 200 dias letivos, bem como listar todas as necessidades das unidades de ensino;

6 – Articular com a CUT Brasil e a CNTE a veiculação na mídia nacional de denúncias que mostrem a situação da Rede Municipal do Natal; e

7 – O SINTE/RN deve reunir os representantes das escolas para organizar a categoria em seus locais de trabalho.

2 Jun 2022

Créditos: Lenilton Lima