Assembleia dos educadores de Natal acontece no dia seguinte a audiência entre o SINTE/RN e SME

28 May 2021

A Assembleia virtual dos educadores de Natal marcada para a próxima terça-feira (1º de junho) acontecerá no dia seguinte a audiência entre o SINTE/RN e a Secretaria Municipal de Educação (SME). Isto porque está previsto para ocorrer na tarde da segunda (31/05) um diálogo entre o Sindicato e a secretária Cristina Diniz.

O encontro remoto dos profissionais da educação da capital acontece a partir das 14h de terça (01/06), pela Plataforma Zoom. As inscrições devem ser feitas antecipadamente através do link: https://bit.ly/2SDK0bS

Na ocasião, os profissionais vão discutir sobre a atualização do Piso Salarial 2020 e a volta às aulas presenciais, embora não exista qualquer previsão de retomada antes da vacinação em massa e o atendimento de outras condicionantes necessárias.

PROPOSTA DE ATUALIZAÇÃO DO PISO SALARIAL 2020

Os dirigentes do Sindicato e a categoria têm a expectativa de pautar na Assembleia o resultado da conversa com a SME. Esperam dialogar sobre uma proposta da Secretaria que vise implementar os 12,84% relativos ao Piso 2020, desde que seja aceitável e contemple ativos e aposentados.

Porém, é conhecido o hábito que a SME tem de desmarcar audiências em cima da hora. Isso aconteceu nessa quinta (27), quando a Chefe de Gabinete da SME mandou a seguinte mensagem para a coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso: “A audiência remota anteriormente agendada precisa ser remarcada para a próxima segunda-feira (31/05), às 14h, por motivos superiores e incompatibilidade de compromissos de representantes da PMN (Prefeitura do Município do Natal), fundamentais para a realização da audiência em questão”, afirmou a gestora.

A desconfiança é sustentada pela promessa descumprida pela secretária Cristina Diniz. Em 31 de março prometeu ao Sindicato apresentar uma proposta na primeira semana de maio. Mas não o fez, apesar de o SINTE ter protocolado presencialmente ofício na SME em 04/05 pedindo audiência. Dois dias depois, dirigentes da entidade voltaram ao local. Esperaram por seis horas e saíram do prédio sem resposta, pois a gestora da pasta sequer se encontrava no prédio. A audiência só foi agendada nesta semana, a última do mês, mas remarcada para o último dia de maio.

LUTA PELO PISO

Desde 30 de dezembro de 2019 o SINTE/RN cobra do município a atualização do Piso Salarial 2020. De lá para cá, várias desculpas foram apresentadas pelo prefeito Álvaro Dias e a secretária Cristina Diniz.

Falta de recursos no início do ano passado, queda das receitas durante a pandemia, impedimento pela Lei Eleitoral e Lei de Responsabilidade Fiscal. Todos os argumentos foram derrubados pelo Sindicato. No entanto, a dívida segue em aberto. Agora, a entidade espera que finalmente o município apresente uma proposição digna, aceitável e que cumpra com sua palavra.

Audiência virtual entre o SINTE/RN e a SME
Dia: Segunda-feira (31 de maio)
Hora: 14h
Local: Plataforma virtual. A audiência será fechada.

Assembleia dos/as Educadores de Natal
Dia: Terça-feira (1º de junho)
Hora: 14h
Local: Plataforma Zoom. Se inscreva antecipadamente através do link: https://bit.ly/2SDK0bS

28 May 2021

PROPOSTA DE ATUALIZAÇÃO DO PISO SALARIAL 2020

LUTA PELO PISO

Audiência virtual entre o SINTE/RN e a SME
Dia: Segunda-feira (31 de maio)
Hora: 14h
Local: Plataforma virtual. A audiência será fechada.

Assembleia dos/as Educadores de Natal
Dia: Terça-feira (1º de junho)