Atualização: Quase 80% dos participantes de Assembleia rejeitam proposta da Prefeitura de Natal

20 Nov 2021

Ao menos 78% dos participantes da Assembleia da Rede Municipal de Natal que aconteceu nesta sexta-feira (19) rejeitaram a nova proposta da Prefeitura para atualizar o Piso Salarial 2020. Por outro lado, 20% dos educadores queriam aceitar o proposto pelo município, 2% se abstiveram.

Desta forma, foi deliberado que a luta em prol dos 12,84% vai continuar, tanto politicamente quanto na Justiça. Isso porque a Assembleia avaliou que rejeitar o proposto pelo município visa evitar abrir um precedente para que novos calotes sejam dados. Até porque em 2022 está prevista a atualização de mais de 31%.

Além disso, a categoria não quer abrir mão da luta travada pelo Sindicato nos tribunais há mais de um ano.

ENCAMINHAMENTOS

Os educadores de Natal aprovaram quatro encaminhamentos de luta. São eles:

• Marcar nova Assembleia para decidir se a categoria entra em greve ainda este ano ou no início de 2022;
  • Realizar paralisação no dia 25/11 (quinta-feira), com ato em frente à Prefeitura de Natal;
  • Expor nos canais de TV e rádios locais que a Prefeitura tem dinheiro sobrando para atualizar o Piso, bem como reformar as unidades de ensino; e
  • Criar pequenos vídeos denunciando o descaso do Prefeito com a educação e postar nas redes sociais.

PROPOSTA

Sem retroativo e apenas metade, correspondente a 6,42%, para ativos e educadores aposentados, na folha de novembro. Essa é a nova proposta apresentada pela Prefeitura para atualizar o Piso 2020. A proposição foi exposta por representantes do município em audiência de conciliação com a direção do SINTE na quinta-feira (18), a quarta em pouco mais de um mês.

Fátima Cardoso, que é professora e coordenadora geral do Sindicato, explica ter ficado claro que o prefeito Álvaro Dias não reconhece os 12,84%. Além disso, o município está pedindo a inconstitucionalidade da Lei Municipal 6.425/2013, que prevê a data-base em janeiro e a atualização dos salários pelo Custo Aluno Qualidade: “O Prefeito quer desmontar a carreira e a valorização profissional, pois nega os 12,84% devidos. Diz ter chegado aos 6,42% depois de muitos cálculos, sendo que comprovadamente o município tem dinheiro em caixa e condições de apresentar uma proposta que contemple a totalidade dos 12,84% e o retroativo para todos”, afirma.

20 Nov 2021

ENCAMINHAMENTOS

Os educadores de Natal aprovaram quatro encaminhamentos de luta. São eles:

PROPOSTA