Na manhã de 11 de novembro, a Assembleia Legislativa foi palco de um debate sobre o futuro da educação no Brasil. A Audiência Pública intitulada “Plano Nacional de Educação: Uma política de Estado que estrutura a educação brasileira”, proposta pelo deputado estadual Francisco do PT a pedido do SINTE-RN, reuniu uma diversidade de vozes e refletiu a força do movimento educacional no Estado.
O evento aconteceu no Dia Nacional de Mobilizações em Defesa do PNE, convocado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), e integrou a programação da Parada da Rede Estadual e das Redes Municipais de Educação, que também foi organizada pelo SINTE-RN.
O auditório da AL ficou lotado, refletindo a importância do tema para a categoria. Trabalhadores e trabalhadoras em Educação, parlamentares, sindicalistas, representantes da Secretaria Estadual de Educação (SEEC), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e de estudantes se reuniram para discutir os rumos do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que tem como principal objetivo estruturar e garantir a educação como um direito universal e de qualidade para todos.
Para aqueles que não conseguiram lugar no auditório, a sessão foi transmitida ao vivo no plenário da Assembleia, permitindo que a mobilização e o engajamento do público permanecessem em alta durante todo o evento.
O evento, além de discutir o PNE, também teve como destaque o lançamento da revista “Retratos da Escola”, produzida pela CNTE.
A profa. Fátima Cardoso e o prof. Bruno Vital, coordenadores gerais do SINTE-RN, representaram o Sindicato e a CNTE no evento, e suas falas refletiram o espírito de resistência do movimento.
Fátima destacou a importância da mobilização para a garantia do PNE e a valorização dos profissionais da educação: “O PNE é uma conquista histórica, um projeto de Estado que precisa ser aprovado e efetivamente implementado. A educação só será de qualidade se valorizarmos os professores e funcionários, se tivermos uma estrutura adequada nas escolas, condições de trabalho e se houver mais investimento nas áreas que precisam.”
Bruno chamou atenção para a importância de tornar o debate sobre o PNE conhecido por toda a sociedade. “Hoje, estamos aqui reunidos para dialogar com os parlamentares e com a sociedade, para garantir que o Plano Nacional de Educação não seja apenas uma proposta, mas sim uma política de Estado que se concretize na prática. Precisamos popularizar o PNE e mobilizar a sociedade pela aprovação do Plano na esfera federal e também construir o plano estadual e os planos municipais”, afirmou. “A luta é nossa, e ela será sempre pela educação pública de qualidade e pela dignidade dos profissionais da educação”, concluiu Bruno.
Além do deputado estadual Francisco do PT, idealizador da audiência, participaram da audiência a deputada estadual Divaneide Basílio, o deputado federal Fernando Mineiro e o vereador de Natal, Daniel Valença. Em suas falas, destacaram o papel da educação para o desenvolvimento do estado e do país, para a formação humanista, e os impactos do PNE nas políticas estaduais e municipais de educação.
Na manhã de 11 de novembro, a Assembleia Legislativa foi palco de um debate sobre o futuro da educação no Brasil. A Audiência Pública intitulada “Plano Nacional de Educação: Uma política de Estado que estrutura a educação brasileira”, proposta pelo deputado estadual Francisco do PT a pedido do SINTE-RN, reuniu uma diversidade de vozes e refletiu a força do movimento educacional no Estado.
O evento aconteceu no Dia Nacional de Mobilizações em Defesa do PNE, convocado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), e integrou a programação da Parada da Rede Estadual e das Redes Municipais de Educação, que também foi organizada pelo SINTE-RN.
O auditório da AL ficou lotado, refletindo a importância do tema para a categoria. Trabalhadores e trabalhadoras em Educação, parlamentares, sindicalistas, representantes da Secretaria Estadual de Educação (SEEC), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e de estudantes se reuniram para discutir os rumos do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que tem como principal objetivo estruturar e garantir a educação como um direito universal e de qualidade para todos.
Para aqueles que não conseguiram lugar no auditório, a sessão foi transmitida ao vivo no plenário da Assembleia, permitindo que a mobilização e o engajamento do público permanecessem em alta durante todo o evento.
O evento, além de discutir o PNE, também teve como destaque o lançamento da revista “Retratos da Escola”, produzida pela CNTE.
A profa. Fátima Cardoso e o prof. Bruno Vital, coordenadores gerais do SINTE-RN, representaram o Sindicato e a CNTE no evento, e suas falas refletiram o espírito de resistência do movimento.
Fátima destacou a importância da mobilização para a garantia do PNE e a valorização dos profissionais da educação: “O PNE é uma conquista histórica, um projeto de Estado que precisa ser aprovado e efetivamente implementado. A educação só será de qualidade se valorizarmos os professores e funcionários, se tivermos uma estrutura adequada nas escolas, condições de trabalho e se houver mais investimento nas áreas que precisam.”
Bruno chamou atenção para a importância de tornar o debate sobre o PNE conhecido por toda a sociedade. “Hoje, estamos aqui reunidos para dialogar com os parlamentares e com a sociedade, para garantir que o Plano Nacional de Educação não seja apenas uma proposta, mas sim uma política de Estado que se concretize na prática. Precisamos popularizar o PNE e mobilizar a sociedade pela aprovação do Plano na esfera federal e também construir o plano estadual e os planos municipais”, afirmou. “A luta é nossa, e ela será sempre pela educação pública de qualidade e pela dignidade dos profissionais da educação”, concluiu Bruno.
Além do deputado estadual Francisco do PT, idealizador da audiência, participaram da audiência a deputada estadual Divaneide Basílio, o deputado federal Fernando Mineiro e o vereador de Natal, Daniel Valença. Em suas falas, destacaram o papel da educação para o desenvolvimento do estado e do país, para a formação humanista, e os impactos do PNE nas políticas estaduais e municipais de educação.