APOSENTADOS

Aposentados(as) celebram seu Dia e debatem a Previdência Social e suas reformas

24 Jan 2020

O debate sobre as Reformas da Previdência, em âmbitos federal e estadual, foi um dos destaques da primeira reunião do ano de aposentados e aposentadas filiados/as ao SINTE/RN. A reunião aconteceu na tarde de 24 de janeiro, no auditório da sede estadual do Sindicato, em Natal, e a data foi escolhida por se tratar do Dia Nacional do Aposentado.

Mais de trezentos trabalhadores e trabalhadoras em Educação compareceram ao primeiro encontro de aposentados(as) realizado pela entidade em 2020.

A programação foi marcada por momentos de conscientização e de festa, com debate sobre a Previdência Social, comemoração do Dia do(a) Aposentado(a), festejado em 24/01, e celebração dos aniversariantes do 3º quadrimestre de 2019.

O Advogado e Assessor jurídico do SINTE/RN, Carlos Alberto Marques Jr., foi o palestrante da tarde. Em sua fala, trouxe o contexto histórico para esclarecer a relação que há na atualidade entre o servidor público e a Previdência Social; pontuou as mudanças advindas da Reforma Previdenciária do Governo Bolsonaro para a sociedade e seus impactos para Estados e Municípios, como a necessidade de aumento da alíquota de contribuição previdenciária; e esclareceu sobre possíveis consequências da reforma estadual para aposentados(as).

Ao responder aos questionamentos do público, o advogado fez três alertas: a) o Governo Federal não desistiu de implantar o sistema de Capitalização; b) com as mudanças que vem sendo implementadas, acelera-se o processo de extinção dos regimes próprios de Previdência Social; e c) os trabalhadores, ativos e aposentados, precisam unir forças e lutar em prol de seus direitos.

Sobre o tema do debate, a Diretora de Aposentados do Sindicato, Marlene Moura, enfatizou: “frente a atual conjuntura, aos desafios a serem enfrentados e a perspectiva sobre o novo modelo previdenciário, precisamos ficar atentos e atentas para lutarmos por nossos direitos com toda disposição, como sempre fizemos na história das nossas lutas, afinal nossa luta é árdua e contínua.”

Em outro momento, dirigindo-se aos aposentados, Marlene lembrou que o dia 24 de janeiro é especial, que a data merece celebração e que os trabalhadores em educação aposentados são vencedores de muitas lutas, permanecem firmes no enfrentamento de ameaças e seguem ativos na vida.

APOSENTADOS

Aposentados(as) celebram seu Dia e debatem a Previdência Social e suas reformas