Educadores de Natal realizam nova parada de advertência em protesto a paralisia nas negociações

23 Jul 2019

Pela terceira vez neste ano os educadores de Natal vão paralisar as atividades por 24 horas em protesto contra a paralisia por parte da prefeitura nas negociações da pauta do segmento. A deliberação aconteceu em assembleia dos profissionais da capital na manhã desta terça-feira (23) na sede estadual do SINTE/RN. A parada foi marcada para 02 de agosto com atividade EM FRENTE A PREFEITURA DE NATAL, NO CENTRO DA CAPITAL. A ideia é pressionar o chefe do executivo municipal.

Na assembleia, se discutiu o pagamento do retroativo do Piso Salarial 2018, o posicionamento do Prefeito frente às demandas da categoria e o Dia Nacional de Paralisação em defesa da educação e contra a Reforma da Previdência, marcado para 13 de agosto.

Pagamento do retroativo do Piso 2018 e de direitos funcionais

O pagamento do retroativo do Piso não pode ser feito de modo simultâneo à implantação dos direitos funcionais da categoria. É o que afirma a secretária municipal de educação, Cristina Barreto, em encontro com dirigentes do SINTE/RN. A justificativa é a ausência de verba.

Desse modo, conforme proposta da prefeitura e da SME apresentada no mês de junho, os trabalhadores deveriam optar entre o pagamento do passivo e a implantação dos direitos funcionais seguindo o cronograma apresentado pelo Executivo. Por sua vez o SINTE entende que tal proposta é abusiva e reflete a forma como o prefeito de Natal tem lidado com a educação.

Vale recordar que desde os primeiros meses do ano o Sindicato tem tentando dialogar com a Prefeitura do Natal a fim de que sejam atendidas às demandas dos trabalhadores em educação do município. Todavia, os momentos de negociação não resultaram, até o presente, em resolução das questões apresentadas pelo Sindicato em prol da categoria.

No que se refere ao Dia Nacional de Paralisação (13 de agosto), a categoria foi chamada a comparecer às ruas e participar da marcha contra a Reforma da Previdência e em defesa da educação pública e gratuita. Em Natal, a marcha terá como ponto de concentração o entorno do shopping Midway Mall, a partir das 14h30.

Nova audiência com o Prefeito

Na tarde desta terça-feira, 23 de julho, será realizada audiência com o Prefeito de Natal. A previsão do SINTE é que estejam presentes o prefeito, Álvaro Dias, e a secretária municipal de educação, Cristina Barreto. Na ocasião serão novamente debatidas as pautas da categoria.

(Atualizada em 01/08/2019 às 16h06)

23 Jul 2019

Pagamento do retroativo do Piso 2018 e de direitos funcionais

Nova audiência com o Prefeito