Coordenadora geral do SINTE/RN será homenageada na Assembleia Legislativa

29 Apr 2019

Créditos: Divulgação

A coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, será homenageada nesta terça-feira (30) em audiência pública na Assembleia Legislativa do RN. A homenagem acontecerá a partir das 9h durante sessão solene em homenagem ao Dia do Trabalhador e ao movimento sindical.

Além de Fátima Cardoso, também serão homenageadas outras figuras que militam nos movimentos sociais em defesa da classe trabalhadora potiguar.

A sessão é uma iniciativa do deputado estadual Francisco do PT e, de acordo com sua assessoria, será uma homenagem a “lideranças e organizações sindicais que representam os interesses dos trabalhadores por terra, trabalho, salário e direitos”.

MILITANTE HÁ QUATRO DÉCADAS

Fátima Cardoso começou a participar ativamente da militância no movimento estudantil, dos grêmios estudantis até o Diretório Central dos Estudantes da Universidade. Já como profissional, iniciou sua luta auxiliando na organização da primeira greve geral da educação promovida pela Confederação dos Professores do Brasil- CPB, em 1979, durante a ditadura militar.

Ainda cursando Pedagogia assumiu a vice-presidência da Associação de Supervisores (ASSERN). Neste contexto representou o estado no Fórum Nacional Em Defesa e Promoção da Educação Pública. Este evento gerou diretrizes que só hoje estão sendo conquistadas, como a luta pelo Piso Nacional e os 10% do PIB para a educação. No período pré-constituinte de 1988 foi uma das representantes do movimento sindical em audiências públicas promovidas pela Câmara Federal e as entidades que constituíam o Fórum Nacional Constituinte.

Foi uma das principais defensoras da unificação dos Trabalhadores em Educação e da consequente formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, CNTE, fazendo parte da sua primeira diretoria. Com a CNTE formada, Fátima se dedicou à unificação dos trabalhadores em educação no RN e vencida esta etapa, assumiu também a diretoria do novo sindicato, o SINTE/RN, fundado em setembro de 1989. Paralelo a isso, ela também atuou como dirigente da Central Única dos Trabalhadores do RN, a CUT.

Coordenadora geral do SINTE/RN será homenageada na Assembleia Legislativa

29 Apr 2019