Educação

Debate sobre formas de promover a paz nas escolas do RN é tema de Audiência Pública na AL

27 Aug 2019

Buscar formas para promover a cultura da paz dentro das escolas públicas e privadas do Rio Grande do Norte. Foi com este objetivo que entidades ligadas a educação, professores e estudantes participaram de uma Audiência Pública realizada no plenarinho da Assembleia Legislativa nessa segunda-feira (26). A atividade foi convocada pelo mandato do deputado estadual Francisco do PT em parceria com o Conselho Estadual de Promoção de Paz nas Escolas.

O SINTE/RN esteve presente representado pelo coordenador geral, professor José Teixeira. Na sua fala, o sindicalista apontou que a implementação de políticas públicas voltadas a paz nas escolas passa pelo financiamento da educação: “Nós precisamos ter a valorização dos trabalhadores em educação, precisamos de estrutura pedagógica”, afirmou.

Por sua vez, o presidente do Conselho Estadual de Promoção da Paz nas Escolas, João Maria Mendonça, mostrou dados da violência no Brasil: “14% dos homicídios por arma de fogo no mundo são cometidos aqui no Brasil, e nós testemunhamos quase 60 mil homicídios por ano. São números altíssimos. E isso ocorre, dentre outros motivos, devido à disseminação da cultura da violência, em detrimento das políticas sociais”.

Ele defendeu ainda que projetos voltados a cultura, esporte e arte contribuem na fomentação da cultura de paz nas escolas: “A educação é uma grande aliada do diálogo e da tolerância. E é disso que precisamos, porque onde falta arte, lazer e educação, sobra violência”.

O deputado Francisco do PT disse que o debate foi realizado para atender a uma demanda externada por quem vive a educação cotidianamente: “Realizamos esse debate com a compreensão de que, apesar das inúmeras manifestações de violência presentes no ambiente escolar, é possível construir uma convivência que supere a violência, sendo alicerçada no respeito a vida, a solidariedade, o diálogo e a tolerância”.

Educação

27 Aug 2019