Educadores de Natal reúnem-se em nova assembleia para avaliar possibilidade de greve

14 Mar 2020

Os educadores de Natal vão se reunir em mais uma assembleia. Mas desta vez a categoria poderá decretar greve na rede caso o município siga sem apresentar proposta para quitar o Piso Salarial deste ano. O indicativo já foi aprovado nessa quinta-feira (12) em reunião dos profissionais.

A assembleia que pode culminar com a parada por tempo indeterminado está marcada para 18 de março (quarta-feira), às 8h30, na sede estadual do SINTE/RN.

PREFEITURA AINDA NÃO APRESENTOU PROPOSTA PARA QUITAR O PISO DE 2020

Até o momento o município não apresentou ao Sindicato proposta formal para quitar a correção. No início de março a Secretária de Educação, Cristina Diniz, apenas verbalizou a ideia de pagar em duas parcelas, da seguinte forma: a primeira em abril com efeito retroativo para ativos e correção de 6,22%. A segunda parcela seria discutida em junho. Ou seja, sem previsão de pagamento. Além disso, não mencionou reajuste para os educadores aposentados. Essa proposta extraoficial já foi rechaçada em duas assembleias.

Além de não oferecer até agora uma posição oficial sobre o Piso, a Prefeitura ainda acumula um débito com os aposentados. Deve o retroativo do Piso de 2017 (janeiro e fevereiro) e o de 2018 (janeiro a maio). Também deve direitos funcionais a ativos e não oferece condições dignas de trabalho. Escolas estão sucateadas e sem estrutura.

ATO EM FRENTE À PREFEITURA SERÁ REALIZADO DURANTE AUDIÊNCIA

Um ato público será realizado durante audiência prevista entre o Sindicato, o Prefeito e a Secretária de Educação. A atividade está marcada para terça-feira (17), a partir das 14h30, em frente à Prefeitura. O ato foi deliberado pela categoria em assembleia passada. O objetivo é pressionar o Prefeito a fim de arrancar a correção do Piso Salarial.

14 Mar 2020

PREFEITURA AINDA NÃO APRESENTOU PROPOSTA PARA QUITAR O PISO DE 2020