REDE ESTADUAL

Na abertura do ano legislativo, Sindicatos protestam contra a Reforma da Previdência Estadual

3 Feb 2020

Sindicatos que compõe o Fórum Estadual dos Servidores, entre eles o SINTE/RN, reuniram suas bases em frente à Assembleia Legislativa na manhã desta segunda-feira (03) para protestar contra a Reforma da Previdência Estadual. O ato marcou a abertura do ano legislativo de 2020. Outra atividade da mesma natureza está marcada para esta terça (04).

Na ocasião, dirigentes e servidores apontaram as razões pelas quais são contrários à Reforma, defenderam a não retirada de qualquer direito e exigiram que o Executivo dialogue de forma mais transparente.

Após negociação, uma comissão foi formada para acompanhar a sessão legislativa, onde a mensagem anual seria lida pela Governadora. No entanto, a Chefe do Executivo não compareceu, como antecipou em publicação em suas redes no domingo (02). Assim, o ano legislativo foi aberto sem essa formalidade. Um documento contendo um balanço de 2019 e as expectativas para este ano foi entregue a cada parlamentar.

Aumento da alíquota previdenciária é apontado como o ponto principal da Reforma

O aumento do desconto previdenciário é apontado pelos sindicatos e trabalhadores como o pior ponto do projeto da Reforma da Previdência. De acordo com a nova proposta divulgada na sexta passada (31), as alíquotas serão:

Ativos

• Desconto de 12% para quem ganha até R$ 2.500,00

Aposentados

• Quem recebe até R$ 2.500,00 não terá desconto

SINTE/RN reuniu sua base

Apesar das férias da Rede Estadual, o SINTE/RN convocou sua base para participar do ato contra o projeto que prevê mudanças na aposentadoria dos servidores. A categoria, entre professores e funcionários, atendeu ao chamado do Sindicato e se fez presente.

Nesta terça (04) acontecerá novo protesto na Assembleia Legislativa

Um segundo ato acontecerá nesta terça, 04 de fevereiro, a partir das 9h, também em frente ao prédio da Assembleia Legislativa. A expectativa é que caravanas compareçam.

Audiência entre o Fórum e o Governo está marcada para esta quarta-feira (05)

Uma nova rodada de negociação entre o Governo e os sindicatos está prevista para acontecer nesta quarta-feira (05), às 14h, na Governadoria. Se espera que neste encontro o Executivo divulgue o texto final do projeto e as entidades façam as ponderações e apontamentos necessários.

Antes, pela manhã, os sindicatos devem se reunir para avaliar os dois dias de atos contra a Reforma e traçar estratégias para a conversa com o Governo.

REDE ESTADUAL

3 Feb 2020

Aumento da alíquota previdenciária é apontado como o ponto principal da Reforma

Ativos