HOMENAGEM

Na véspera do Dia do Trabalhador, coordenadora geral do SINTE recebe homenagem na AL

30 Apr 2019

A coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, foi homenageada na manhã desta terça-feira, 30 de abril, durante sessão solene realizada na Assembleia Legislativa por ocasião do Dia Internacional do Trabalhador, comemorado no dia 1º de Maio.

A sessão em referência e reverência aos trabalhadores e ao movimento sindical, foi proposta pelo deputado estadual Francisco do PT. De acordo com o Deputado, essa é a primeira de outras sessões que deverão acontecer em homenagem às lideranças e organizações sindicais que representam os interesses dos trabalhadores por terra, trabalho, salário e direitos.

Além de Fátima, outras 16 lideranças sindicais que militam nos movimentos sociais em defesa da classe trabalhadora do RN foram homenageadas. A presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RN) e diretoria de Administração e Finanças do SINTE, Eliane Bandeira, foi uma das homenageadas e falou em nome dos demais dirigentes, citando o momento de ataques aos trabalhadores vivido no país e recordando, especialmente, da luta das mulheres. Eliane convocou todos os líderes a se unirem a fim de barrar a Reforma da Previdência e outros retrocessos que o Governo vem propondo.

A governadora Fátima Bezerra (PT) esteve presente na solenidade. Também estiveram presentes a senadora Zenaide Maia (PHS), a vereadora de Natal, Divaneide Basílio (PT) e os deputados Raimundo Fernandes (PSDB), Hermano Morais (MDB), Isolda Dantas (PT), George Soares (PR), Ubaldo Fernandes (PTC), Kleber Rodrigues (Avante) e Sandro Pimentel (PSOL). O deputado federal por São Paulo, Vicente Paula da Silva, o potiguar Vicentinho, gravou um vídeo enaltecendo a homenagem.

Fátima Cardoso – Militância em defesa da Educação

Fátima Cardoso começou a militância no movimento estudantil. Foi integrante de grêmios e participou do Diretório Central dos Estudantes, quando cursava Pedagogia, na UFRN. Auxiliou na organização da primeira greve geral da educação promovida pela Confederação dos Professores do Brasil- CPB, em 1979, durante a ditadura militar.

Ainda na condição de estudante universitária, assumiu a vice-presidência da Associação de Supervisores (ASSERN). Neste contexto, representou o Estado no Fórum Nacional Em Defesa e Promoção da Educação Pública, evento gerador de diretrizes que só hoje estão sendo conquistadas, como a luta pelo Piso Nacional e os 10% do PIB para a educação.

No período pré-constituinte de 1988, Fátima foi uma das representantes do movimento sindical em audiências públicas promovidas pela Câmara Federal e as entidades que constituíam o Fórum Nacional Constituinte. Defensora da unificação dos Trabalhadores em Educação e da consequente formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), fez parte da sua primeira diretoria. Com a CNTE formada, Fátima se dedicou à unificação dos trabalhadores em educação no RN e assumiu a diretoria do SINTE/RN, sindicato fundado em 1989. Paralelo a isso, atuou como dirigente da Central Única dos Trabalhadores do RN, a CUT.

HOMENAGEM

30 Apr 2019