SINTE/RN 30 ANOS

Seminário recorda trajetória histórica do SINTE/RN e conquistas nacionais

12 Sep 2019

O seminário “30 anos do SINTE e a conjuntura educacional” foi realizado na manhã desta quinta-feira, 12 de setembro. Promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN, o evento teve como palestrante convidado, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), professor Heleno Araújo. Durante a palestra, o professor Heleno recordou o contexto histórico de surgimento do Sindicato e chamou atenção para a contribuição do SINTE nas lutas e conquistas da educação em âmbito nacional.

Tópicos como a lei de diretrizes e bases; o FUNDEB; o piso nacional; o Profuncionário; a participação em eventos, a exemplo dos Congressos Nacionais da Educação; a elaboração do plano nacional de educação e tantos outros foram mencionados no debate que enfatizou também a importância da organização sindical e dos/as trabalhadores/as como primordial para as vitórias da categoria. Os interesses privados no campo educacional também estiveram na pauta da palestra.

Questionado sobre como combater as medidas do governo federal que impactam a qualidade da educação no Brasil, Heleno afirma que é preciso resistir e que essa resistência deve ser efetuada por meio de mobilizações nas ruas, articulações junto aos diferentes setores e formação.

O evento ocorreu no auditório Marise Paiva, situado na sede estadual do Sindicato, em Natal. Aberto ao público, o seminário contou com a presença de antigos dirigentes do Sindicato, representantes das regionais e de núcleos do SINTE e demais trabalhadores e trabalhadores em educação.

O Seminário acontece no mês em que o SINTE comemora três décadas de fundação e o evento antecede a homenagem que Sindicato, o maior do Estado, receberá na tarde dessa quinta (12/09), na Assembleia Legislativa.

SINTE/RN 30 ANOS

Seminário recorda trajetória histórica do SINTE/RN e conquistas nacionais