HISTÓRIA

SINTE/RN realiza exposição fotográfica que retrata seus 30 anos de história

29 Aug 2019

Contar a sua história de três décadas de luta a partir da imagem. É com este objetivo que o SINTE/RN vai iniciar nesta segunda-feira, 02 de setembro, data do seu aniversário de 30 anos, uma exposição fotográfica. O evento será aberto com um café da manhã a partir das 8h30 no auditório Marise Paiva, na sede estadual do Sindicato, em Natal. Quem quiser participar da abertura deve confirmar sua presença ligando para o telefone (84) 3211-4434 ou enviando e-mail para sinte_rn@hotmail.com.

O repórter fotográfico Lenilton Lima é uma das testemunhas oculares da história do SINTE/RN. Integrante da organização do evento, ele conta um pouco do seu trabalho: “Comecei a captar as minhas primeiras imagens no final dos anos 80. De lá para cá venho guardando inúmeras fotos do sindicato dos trabalhadores em educação. Durante esses anos tenho registrado assembleias, passeatas, festas, congressos e audiências com autoridades, entre outras coisas. Esta exposição é um registro de uma história de luta”, afirma.

A mostra fotográfica será aberta ao público em geral a partir da tarde da segunda-feira (02/09). Poderá ser visitada até 11 de setembro no horário das 8h30 às 12h e das 14h às 17h.

SINTE/RN: 30 ANOS

A luta organizada dos profissionais da educação pública tem início no Estado do Rio Grande do Norte com a Associação dos Professores do RN (APRN), uma entidade de cunho sócio recreativo. Com o tempo surgem outras instituições, representativas dos funcionários (SISPE), dos estudantes (UMES), dos orientadores (ASSOERN) e dos supervisores (ASSERN).

Em fins dos anos 1980, com a efervescência política vivida no Brasil pelo fim da ditadura militar, os trabalhadores começam a se organizar politicamente e reivindicar seus direitos, visto que a Constituição de 1988 garantia o direito dos trabalhadores se organizarem em sindicatos.

Nesse ambiente, a Confederação dos Professores do Brasil (CPB) é transformada em Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e a luta nacional orienta que os trabalhadores da educação se unifiquem em um sindicato.

Diante dessa recomendação, as entidades ligadas à educação pública no Rio Grande do Norte se unem e fundam o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE/RN), em 02 de setembro de 1989. Desde então, professores e demais funcionários da rede pública do Estado passaram a reivindicar melhorias trabalhistas de forma articulada.

Atualmente, o SINTE é o maior sindicato em número de filiados no RN, são mais de 20 mil. Associado à Central Única dos Trabalhadores (CUT), à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), o SINTE assume um efetivo papel de combate às desigualdades e às injustiças contra a categoria, inclusive em âmbito nacional.

Com sede em Natal, o SINTE/RN possui regionais em todo o Estado e tem somado conquistas históricas em favor dos trabalhadores em educação, como o Estatuto do Magistério, as eleições diretas para diretores das escolas e os Planos de Carreira. Atualmente, em esfera nacional, tem participado da luta em defesa do FUNDEB permanente e contra a reforma da Previdência.

HISTÓRIA

SINTE/RN realiza exposição fotográfica que retrata seus 30 anos de história