SINTE/RN 30 ANOS

SINTE/RN recebe homenagem pelos seus 30 anos em sessão solene na AL

13 Sep 2019

Nessa quinta-feira (12) o SINTE/RN foi homenageado em sessão solene na Assembleia Legislativa em virtude dos seus 30 anos de fundação, completados no último dia 02 de setembro. A solenidade, proposta pelo deputado estadual Francisco do PT, reuniu dirigentes atuais, ex-dirigentes da entidade, mandatos políticos e outras autoridades.

Ao todo, 81 pessoas foram homenageadas, desde diretores da atual gestão, membros das antigas associações que germinaram o SINTE/RN, as assessorias de comunicação e jurídica, colaboradores que já não estão mais presentes em vida e representantes de funcionários e das regionais. De forma unanime, as falas rememoraram a trajetória de três décadas de luta do Sindicato em prol de melhorias na educação pública do Rio Grande do Norte, do Brasil e também de pautas de interesse da classe trabalhadora como um todo.

O atual presidente da CNTE, professor Heleno Araújo, esteve presente e elogiou a trajetória de luta do SINTE: “A própria criação do SINTE/RN foi uma vitória da classe trabalhadora brasileira e do povo, porque foi um enfrentamento a ditadura militar. E durante estes 30 anos a gente observa muitas conquistas importantes para a categoria e para a população”

Emocionada, a coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, comentou a homenagem: “É um momento de muita alegria, de reencontro. É um momento que nós fazemos a reflexão de que com uma conjuntura desafiadora como a atual nós refletimos que, se nestes 30 anos fizemos muitos, temos que fazer muito mais daqui em diante”.

O professor e coordenador geral do SINTE/RN, José Teixeira, falou do seu sentimento enquanto militante: “Hoje foi mais um dia de emoção. Nós construímos de forma coletiva esta história. Tenho orgulho de ter contribuído para o SINTE/RN ser o gigante que é hoje.”

O também coordenador geral e professor, Rômulo Arnaud, lembrou alguns dos frutos que o SINTE ajudou a plantar e colher ao longo de sua história: “É um dia de comemoração, mas também de reflexão. Passa um filme da nossa vida. Grande parte da nossa vida foi dedicada em defesa da educação pública. O SINTE/RN representa a luta pela redemocratização do nosso país, a luta pelas conquistas da nossa categoria, como o Piso Salarial, FUNDEB, conferências nacionais, estatuto do magistério, planos de carreira, enfim. O que conseguimos é fruto da nossa luta”.

SINTE/RN 30 ANOS

SINTE/RN recebe homenagem pelos seus 30 anos em sessão solene na AL