Com educadores/as em greve, Prefeito apresenta ao SINTE/RN proposta para atualizar Piso 2020

15 Dec 2021

Em proposta para atualização do Piso Salarial 2020 apresentada ao SINTE/RN, prefeito oferece 6,42% de reajuste para ativos/as a partir de dezembro, mesmo percentual para aposentados/as, a partir de janeiro; retroativo do ano de 2021; e retomada das negociações em junho de 2022 para tratar dos outros 6,42%. A proposta foi apresentada em audiência e será discutida em Assembleia da categoria.

A audiência ocorreu na tarde desta terça-feira (14/12), na sede da Prefeitura do Natal. Estiveram presentes na reunião dirigentes do SINTE/RN e assessoria jurídica do Sindicato, além das vereadoras Divaneide Basílio (PT), Brisa Bracchi (PT), e do vereador Pedro Gorki (PCdoB).

Educadores/as da Rede Municipal que participavam de Assembleia de Greve da categoria no mesmo horário da audiência, deliberaram pela suspensão da Assembleia, que ocorria no clube América, e seguiram para a sede da Prefeitura a fim de acompanhar os desdobramentos da audiência e pressionar o gestor municipal pelos 12,84% devidos.

A proposta apresentada por Álvaro Dias não contemplou os anseios dos professores e das professoras que acompanhavam e aguardavam o resultado da audiência em frente à sede da Prefeitura e no salão interno do palácio Felipe Camarão. A proposta também foi considerada insuficiente pelos/as dirigentes do SINTE/RN, que chamaram a atenção do prefeito para a existência de créditos na conta da Prefeitura para efetuar o pagamento aos/as educadores/as.

Apesar de não atender ao esperado pelo Sindicato, a coordenadora geral da entidade, professora Fátima Cardoso, pondera que houve um pequeno avanço na proposta, uma vez que a prefeitura incluiu o retroativo dos aposentados e o reconhecimento do percentual de 12,84%. “Acredito que podemos avançar e construir uma proposta que responda às expectativas da categoria”, afirma a sindicalista.

Veja AQUI a proposta da Prefeitura/Secretaria Municipal de Educação.

ASSEMBLEIA EM 15/12 VAI AVALIAR PROPOSTA DA PREFEITURA

Os educadores e as educadoras do Natal são chamados/as a participar de Assembleia de Greve na manhã de 15 de dezembro. A Assembleia será realizada de forma presencial, no clube América, com início às 9h.

A proposta para atualização do Piso Salarial 2020 apresentada pelo Chefe do Executivo Municipal em audiência na tarde de 14/12 estará no centro dos debates.

EM PROGRAMA DE RÁDIO, PREFEITO AFIRMA QUE VAI CONCEDER A ATUALIZAÇÃO SALARIAL E RETROATIVOS PARA EDUCADORES/AS DA ATIVA

No Programa “12 em ponto”, que foi ao ar nesta terça (14) pela rádio 98 FM, poucas horas antes de receber os dirigentes do SINTE/RN, o prefeito Álvaro Dias afirmou: “Nós vamos atender ao pleito que eles (SINTE) fizeram em relação aos ativos, dando o aumento que eles querem, que eles pediram, retroativo a janeiro. […] Eu sempre tenho recebido; várias vezes o SINTE […]”.

Diferente do que disse na rádio, durante audiência com o Sindicato, Álvaro Dias não apresentou proposta contemplando a atualização integral dos 12,84% para ativos (e nem para aposentados/as). O reajuste em seu percentual integral é o que querem e desejam o Sindicato e a categoria; e é também direito dos/as educadores/as da capital.

Assista AQUI ao vídeo com a fala do prefeito na rádio.

15 Dec 2021

Veja AQUI a proposta da Prefeitura/Secretaria Municipal de Educação.

ASSEMBLEIA EM 15/12 VAI AVALIAR PROPOSTA DA PREFEITURA

Assista AQUI ao vídeo com a fala do prefeito na rádio.