Com emenda que inclui aposentados, Câmara aprova PL que atualiza parte do Piso para os professores de Natal

20 Jul 2023

Por unanimidade e com a emenda que inclui os aposentados, a Câmara Municipal de Natal aprovou, em sessão extraordinária nesta quinta-feira (20), o Projeto de Lei (PL) que atualiza parte do Piso Salarial 2023 para os professores de Natal.

De acordo com o PL 400/2023, o município vai implementar agora em julho 7% nos salários da categoria, índice que representa menos da metade dos 14,95% previstos pelo MEC. Sobre o retroativo acumulado entre janeiro e junho, será quitado em quatro parcelas, de janeiro a abril de 2024.

Agora, seguindo o trâmite, o SINTE espera a sanção do Prefeito para que de fato o dinheiro chegue ao bolso dos profissionais.

A coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, celebrou a aprovação ao mesmo tempo que avisou que a luta vai prosseguir: “Esse é um passo importante. Contudo, ainda resta cerca de 60% e nós vamos continuar nessa luta, investindo muito na mesa permanente de negociação”.

Para a sindicalista, a mesa permanente de negociação reivindicada ao município deve trazer um equilíbrio entre as relações: “Será um espaço que pode equilibrar as relações que precisamos estabelecer com o Executivo, e o Executivo conosco, trazendo para a categoria respostas acerca das nossas perdas salariais”.

Bruno Vital, que também é professor e coordenador geral do Sindicato, lembrou que a Prefeitura tentou excluir os aposentados da atualização na primeira redação do PL. No entanto, não conseguiu porque a entidade se movimentou e sugeriu uma emenda, que foi apresentada pela bancada de oposição: “A pegadinha (da Prefeitura) não deu certo, pois pedimos a imediata correção, que foi feita”.

Reconhecendo o trabalho do SINTE/RN, os vereadores Daniel Valença, Brisa Bracchi, Robério Paulino, Júlia Arruda e Ana Paula, que integram a bancada de oposição, exaltaram a importância do Piso Salarial para os professores e lembraram a luta travada de forma intensa em conjunto com a categoria ao longo dos últimos cinco anos.

20 Jul 2023