Com negociação do Piso travada, SINTE pede intermediação de vereadores de Natal com a Prefeitura

19 Aug 2020

A direção do SINTE/RN pediu aos/as vereadores/as de Natal que façam uma intermediação com a Prefeitura nas negociações do Piso Salarial 2020. A solicitação foi feita em audiência virtual nesta terça-feira (18).

Os quatro parlamentares presentes mostraram-se comprometidos a tentar fazer a ponte. Prometeram realizar uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Natal, sob a responsabilidade da Comissão de Educação e a Comissão de Direitos Humanos, Assistência, Trabalho e Minorias, para debater o tema. Também prometeram criar uma comissão para ir à Prefeitura pedir a reabertura do diálogo com o Sindicato.

Participaram do encontro os vereadores Sueldo Medeiros (PROS), que é presidente da Comissão de Educação, Nina Souza (PDT), líder da bancada do Prefeito, Júlia Arruda (PCdoB) e Divaneide Basílio (PT), responsável por conseguir reunir o Sindicato e os parlamentares. Os demais justificaram suas ausências, motivadas por conflito de agenda ou questões pessoais.

Para a coordenadora geral, professora Fátima Cardoso, a criação de uma comissão suprapartidária sinaliza para o Prefeito que o interesse do SINTE/RN e da categoria é a negociação: “Não vamos abrir mão dos 12,84%, da paridade e da retroatividade”, afirmou.

Já o coordenador geral interino do SINTE/RN, professor Bruno Vital, avaliou a reunião como positiva, uma vez que os parlamentares compreenderam a situação e se posicionaram a favor da reabertura das conversas: “Foi bem positiva porque demonstraram a vontade de ajudar e intermediar”.

As negociações acerca do Piso estão paralisadas desde 15 de julho, quando ocorreu a última audiência entre o SINTE e a SME. Neste dia, o Sindicato e a Secretária de Educação, Cristina Diniz, conversaram por videoconferência após quase 4 meses de silêncio por parte da gestão Álvaro Dias. Na ocasião, a Chefe da pasta alegou que a Prefeitura não dispõe de recursos para atualizar os salários de acordo com a Lei do Piso porque as receitas do Fundeb teriam caído na pandemia. No entanto, um estudo do DIEESE, feito com informações públicas da própria Prefeitura, derrubaram essa versão.

LUTA DO SINTE/RN NÃO PARA

Desde janeiro o Sindicato exige do município o cumprimento da Lei Nacional do Piso e da Lei Municipal do Piso. Elas determinam o reajuste de 12,84%, estabelecido pelo Ministério da Educação no final de 2019. De lá para cá, o SINTE colocou notas em jornais, vídeos em televisões, spots em rádios, usou suas redes e site para pressionar. Agora, também está denunciando a situação para população em carros de som espalhados pela capital e nas proximidades da Secretaria de Educação. Isso para cobrar diretamente à secretária Cristina Diniz o cumprimento da atualização salarial 2020.

19 Aug 2020

LUTA DO SINTE/RN NÃO PARA