Com votos contrários da oposição, Câmara Municipal de Natal aprova aumento salarial

31 Oct 2023

Créditos: Câmara Municipal de Natal

Com votos contrários dos vereadores da oposição, a Câmara Municipal de Natal aprovou um aumento salarial para o Prefeito, seus secretários e os vereadores. Enviado em regime de urgência e sem o conhecimento dos membros da oposição, o projeto de lei chegou ao parlamento no início da tarde desta terça-feira (31). Medida polêmica, foi rejeitada pelos vereadores Daniel Valença, Robério Paulino, Brisa Bracchi e Ana Paula. A vereadora Júlia Arruda não participou da sessão.

Pego de surpresa, o SINTE/RN foi até Câmara. Representada pelas professoras e diretoras Simonete Almeida (Comunicação), Vera Messias (Adm. e Finanças), Marlene Moura (Aposentados) e Luzinete Leite (Adm. e Finanças), a entidade protestou contra o PL. Para o conjunto da direção do Sindicato, esse projeto é absurdo, uma vez que a gestão municipal vem atacando os servidores, inclusive os da educação.

Nos últimos quatro anos, sem qualquer pudor, Álvaro Dias negou a atualização salarial, parcialmente garantida após muita luta política e jurídica. Contudo, ainda deve mais de 60% de reposição. Sempre disposto a acionar a justiça, saiu vitorioso na ação que considerou parcialmente inconstitucional a Lei da Data-Base dos educadores da capital. Para piorar, em pleno mês de celebração do Dia do Professor, enviou à Câmara um projeto que acabava com as carreiras do magistério, dividia a categoria e congelava salários, entre outras maldades. A matéria foi retirada de pauta após muita luta na Casa, numa parceria entre o SINTE/RN, vereadores da oposição e professores, que lotaram o parlamento durante duas semanas e paralisaram suas atividades momentaneamente.

31 Oct 2023

Créditos: Câmara Municipal de Natal