Dados do DIEESE desmentem Prefeito do Natal e apontam que município tem verba para pagar Piso 2020

30 Jun 2021

Estudo recente do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) baseado em balancetes financeiros do município aponta que até o mês de maio de 2021 a Prefeitura do Natal arrecadou mais de R$1.3 bilhão, o que representa um aumento de 14,32% quando comparado com maio de 2020.

Esses números revelam que a Prefeitura dispõe de recursos suficientes para atualizar o Piso 2020 da Rede Municipal de Ensino e honrar o compromisso com os/as educadores/as. Contudo, o prefeito do Natal, Álvaro Dias, segue afirmando que os professores e professoras da Rede Municipal de Ensino não receberão o reajuste de 12,84% relativo à atualização do Piso do Magistério e que o motivo seria a dificuldade de arrecadação do município.

Em entrevista ao programa “12 em ponto”, da rádio 98 FM, na última terça-feira, 29 de junho, ao ser indagado sobre o pagamento dos/as professores/as, o prefeito afirmou: “Nós não temos como, dentro do contexto de dificuldade que nós estamos atravessando; dentro de um contexto de aumento de gastos, de enfrentamento de uma pandemia.”

Falando para milhares de ouvintes, o prefeito faltou com a verdade em sua fala sobre a impossibilidade de efetuar o pagamento devido aos professores/as. Um outro momento equivocado da entrevista foi quando o chefe do executivo garantiu que recebe a categoria para a mesa de negociação. De acordo com Álvaro Dias: “A Prefeitura sempre recebe. Não só os professores, todas as categorias funcionais. E aí nós vamos mostrar a realidade do município, a dificuldade de arrecadação. Porque é que nós não vamos poder realizar. Mas vamos conversar com os professores […] para que entendam, compartilhem, as dificuldades que estamos enfrentando.”

Diferente do que assegurou o prefeito na entrevista, a ausência de diálogo com o Sindicato tem marcado a gestão de Álvaro Dias e da secretária municipal de Educação, Cristina Diniz. Um dado que ilustra bem essa situação é que apenas no último mês a SME adiou três audiências com o SINTE/RN que tratariam do Piso dos professores/as.

Para a coordenação do SINTE/RN, falta vontade por parte da Prefeitura para atualizar o Piso dos professores e sobra um total descaso com a educação municipal e com a categoria.

30 Jun 2021