Descaso: Mesmo diante de casos de Covid-19 e gripe nas escolas e CMEIS de Natal, SME mantém aulas

20 Jan 2022

Créditos: Arquivo

A Secretaria Municipal de Educação (SME) optou por manter as aulas nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) de Natal mesmo diante dos inúmeros casos de Covid-19 e gripe identificados. Desta forma, vem impondo o trabalho presencial, embora falte biossegurança nos locais de trabalho, conforme reiteradas vezes o SINTE/RN noticiou ao longo de 2021.

De acordo com denúncias diárias recebidas pela direção do Sindicato, as duas doenças estão se multiplicando na Rede Municipal agora janeiro, possivelmente resultado dos festejos de fim de ano. Os dirigentes da entidade explicam que é solicitada a condição de anonimato na maioria das denúncias que chegam. Isso porque os denunciantes temem sofrer represálias.

A situação da Escola 4º Centenário, localizada no Alecrim, ilustra bem o que está acontecendo na capital. A gestora pedagógica e quatro professores estão com Covid. Para piorar, vários estudantes têm apresentado sintomas gripais. Apesar disso, as aulas seguem acontecendo normalmente. O enredo é o mesmo na Francisca de Oliveira, em Pajuçara. Lá, três educadores testaram positivo e as atividades continuam.

Na Escola Emmanuel Bezerra, no Planalto, oito profissionais foram afastados após também testarem positivo. No Chico santeiro, localizado no Bairro Nordeste, três professores paralisaram suas atividades porque estão com suspeita de Covid e vários estudantes apresentaram sintomas gripais.

Dirigentes do SINTE receberam outras denúncias nessa quarta-feira (18) quando visitaram um CMEI de Natal. Segundo relatos, várias funcionárias estão com Covid. No entanto, a Secretaria proibiu a suspensão das aulas.

Diante do risco iminente de contaminação a direção do Sindicato reivindica que a SME suspenda as atividades presenciais nas unidades. Ainda orienta que os casos de Covid e gripe identificados sejam imediatamente informados e discutidos no conselho escolar para que o órgão decida sobre a condição de funcionamento de cada local.

20 Jan 2022

Créditos: Arquivo