Desprezando aposentados e leis, Prefeito de Natal propõe pagar metade do Piso sem parte do passivo

23 Sep 2021

Créditos: Lenilton Lima

O Prefeito de Natal está propondo atualizar metade do Piso Salarial 2020 sem considerar o passivo acumulado no ano passado e os educadores aposentados. A proposta foi apresentada pelo próprio Álvaro Dias na tarde desta quinta-feira (23) durante audiência híbrida com dirigentes do SINTE/RN e os/as vereadores/as Divaneide Basílio (PT/RN), Robério Paulino (PSOL/RN), Pedro Gorki (PCdoB) e representantes do mandato de Brisa Bracchi (PT/RN). Ao mesmo tempo, em frente à Prefeitura, educadores protestavam em um ato organizado pelo Sindicato.

Educadores protestam em frente à Prefeitura | Foto: Lenilton Lima

Mal recebida, a proposição sugere atualizar apenas 6,42% dos 12,84% devidos, pagar o acumulado de janeiro deste ano até agora, desconsidera o passivo de 2020, bem como não contempla os/as professores/as aposentados/as.

De acordo com a coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, o Prefeito pediu para a entidade apresentar a proposta aos/as educadores/as. A sindicalista afirmou que em breve a categoria será consultada. Contudo, alertou que a proposta, considerada ruim já na mesa de negociações, dificilmente será aprovada na discussão coletiva: “Colocamos para ele que, sem uma proposta que contemple os aposentados, provavelmente a categoria vai rejeitar”.

Assim, a sindicalista propôs que Álvaro Dias discutisse com sua equipe econômica as possibilidades e na sexta (24) sentasse novamente com o SINTE para mostrar uma nova proposta. Mas incluindo os 12,84%, os aposentados e o passivo de 2020. No entanto, o Prefeito ignorou: “Embora eu tenha dito que a proposta relativa aos aposentados possa ser mais flexível, uma vez que esse segmento não tem o Fundeb como fonte. Mas ele ignorou”, afirma.

A coord. Fátima Cardoso participou da audiência remotamente | Foto: Lenilton Lima

Fátima explica que Álvaro Dias voltou a alegar que faltam recursos no caixa da Prefeitura para efetuar a correção. No entanto, a professora e seus colegas rebateram, apresentando os números do estudo feito pelo DIEESE que comprovam a existência de dinheiro para cumprir a Lei do Piso Nacional (11.738/2008) e a Lei Municipal (6.425/2013).

Entre outras coisas, os balancetes da atual gestão, disponíveis para consulta pública, apontam que até o terceiro bimestre deste ano o município arrecadou R$ 1,5 bilhão, um aumento de 11,52%. Só do Fundeb entraram 144 milhões de reais a mais. A questão foi exposta para a sociedade natalense na última campanha publicitária do Sindicato nos meios de comunicação tradicionais. Em 30 segundos, no formato de vídeo e spot, o SINTE/RN usou espaços na Inter TV Cabugi, TV Ponta Negra, Band Natal e rádios 96 e 91 FM entre os dias 17 e 21 de setembro.

Assembleia virtual em 27/09

Próxima segunda-feira, 27 de setembro, a Rede Municipal de Natal avaliar a proposta apresentada pelo Prefeito. Para isso, o Sindicato está chamando mais uma Assembleia virtual.

Marcada para às 14h, será pela plataforma Zoom. Quem quiser participar deve se inscrever antecipadamente, através do link: https://bit.ly/2XMolkh.

23 Sep 2021

Créditos: Lenilton Lima