NACIONAL

Dirigentes do SINTE/RN participam da Conferência Nacional de Educação 2024

29 Jan 2024

A Conferência Nacional de Educação (Conae) começou em 28 de janeiro (domingo) e segue até o dia 30, em Brasília. O evento conta com cerca de 2,5 mil pessoas, incluindo membros da sociedade civil, representantes de vários segmentos educacionais e setores sociais, além de entidades que atuam na educação e em órgãos do poder público.

Quatro dirigentes do SINTE participam da Conae 2024: a coordenadora geral do Sindicato, profa. Fátima Cardoso e o também coordenador geral, prof. Bruno Vital, bem como a diretora de Administração e Finanças do SINTE, Eliane Bandeira, e o diretor de Organização da Capital, Erlon Valério de Araújo. Nessa edição, a Conferência tem como tema “Plano Nacional de Educação [PNE] 2024-2034: política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.

Promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e organizada pelo Fórum Nacional de Educação, a Conae tem por objetivo avaliar a execução do PNE vigente (Lei nº13.005/2014) e contribuir para a apresentação e o pleno debate com a sociedade civil sobre o novo Plano. Para tanto, o evento se desdobra em sete eixos, com os participantes debatendo formulações de problemas, causas, objetivos, diretrizes, metas e estratégias para a construção do PNE 2024-2034. Ao final, as contribuições advindas da Conferência serão consolidadas no Documento-Referência que será elaborado pelo Fórum.

“A Conae vem para fortalecer a gestão democrática, a colaboração e a cooperação federativa para o enfrentamento das desigualdades. É um evento em que debatemos e propomos ações para a próxima década da educação no país, tendo em vista a garantia de direitos educacionais, com justiça social”, defende a coordenadora geral do SINTE, professora Fátima Cardoso.

NACIONAL

Dirigentes do SINTE/RN participam da Conferência Nacional de Educação 2024