Educadoras de Natal protestam contra o machismo em apoio à educadora impedida de entrar na SME

16 Nov 2021

Créditos: Lenilton Lima

Várias educadoras da Rede Municipal de Natal e representantes dos movimentos de mulheres protestaram contra o machismo e em apoio à educadora impedida de entrar na Secretaria Municipal de Educação (SME) na semana passada. O protesto liderado pelo SINTE/RN aconteceu na manhã desta terça-feira (16) e contou com a participação de várias profissionais que trabalham na Secretaria. Tânia Maruska Petersen, que foi a vítima do constrangimento, esteve presente.

Indignadas, as participantes da atividade rasgaram um cartaz que estava afixado na frente da repartição. O texto apontava regras sobre a vestimenta para acessar o prédio. Para ironizar o caso, usaram uma burca durante parte da atividade.

A diretora de comunicação do SINTE, professora Thelma Farias, relata que o grupo de mulheres exigiu da SME uma retratação e a imediata exoneração do chefe do patrimônio, Josias: “Mas ninguém da SME se manifestou”, afirma.

Agradecendo o apoio recebido, Tânia Maruska falou com o Sindicato: “Gostaria de agradecer a todos que estão aqui na frente da Secretaria me dando apoio. Não desejava essa exposição, mas não podia deixar passar uma situação onde me senti humilhada. Fui criminalizada pela minha roupa. Isso nunca me aconteceu, já andei em outras secretarias”, afirmou.

Tânia Maruska, educadora que foi impedida de entrar na SME | Foto: Lenilton Lima

ENTENDA O CASO

Na última quinta-feira, 11 de novembro, a educadora Tânia Maruska Petersen não pôde entrar na Secretaria Municipal de Educação (SME). Segundo o relato da profissional, ao chegar na Secretaria, um segurança e o chefe de patrimônio barraram sua entrada na Secretaria sob a alegação de que sua roupa não era “adequada” para acessar o prédio.

“Um senhor chamado Josias, chefe do patrimônio, me destratou na portaria dizendo que minha roupa não condizia para entrar na Secretaria de Educação e que eu era uma educadora. Eu não sabia da existência de uma portaria nesse sentido na SME”, explica Tânia.

Embora tenha questionado a fala dos dois funcionários e estivesse no local para resolver questões relativas ao trabalho, ela foi impedida de entrar no prédio e se viu obrigada a assinar documentos na portaria, de pé.

ATUALIZAÇÃO SALARIAL 2020

O SINTE/RN aproveitou a ocasião para cobrar a data de uma nova audiência com a Secretaria Municipal de Educação (SME) para tratar da atualização salarial 2020. “Conversamos com uma assessora da secretária Cristina Diniz, que informou que uma nova audiência com o SINTE/RN ocorrerá amanhã, mas não informou o horário e o Sindicato ainda não recebeu o comunicado oficialmente”, explica Thelma Farias.

16 Nov 2021

Créditos: Lenilton Lima