INTERIOR

Educadores/as de João Câmara aprovam contraproposta para Piso 2023

25 Aug 2023

Em Assembleia realizada na tarde de 24 de agosto e coordenada pelo SINTE/RN, os/as trabalhadores/as em Educação da Rede Municipal de João Câmara discutiram e aprovaram proposta para quitação do Piso Salarial 2023.

De acordo com a proposta aprovada pela categoria, o reajuste no índice de 14,95% será aplicado no mês de setembro com um aditivo de 0,05%, totalizando 15% de reposição salarial. Quanto ao retroativo dos meses de janeiro a agosto de 2023, o prefeito, que esteve presente na Assembleia, afirmou que vai discutir o tema com a categoria em janeiro de 2024. Também se comprometeu em aplicar o reajuste de 2023 sobre a totalidade do 13º salário.

Os dirigentes da regional João Câmara do SINTE/RN avaliaram como positiva a assembleia, tendo em vista que há meses o Sindicato buscava dialogar com a gestão municipal, já tendo mobilizado a categoria em atos públicos.

Com o resultado da Assembleia, a direção do SINTE formalizou a aceitação da proposta junto ao Gabinete do Prefeito e à Secretaria Municipal de Educação nesta sexta (25/08).

COMO OCORREU A ASSEMBLEIA

A Direção da Regional João Câmara do SINTE/RN convocou a categoria para Assembleia Extraordinária após a gestão municipal encaminhar ofício ao Sindicato sinalizando para a apresentação de uma proposta para quitação do Piso.

A Assembleia foi realizada na Escola Municipal Alzira Matias de Melo e contou com a presença do prefeito Manoel Bernardo, da equipe de gestão da prefeitura e da secretária de educação, Ozélia Medeiros. Inicialmente, a proposta apresentada pela prefeitura consistiu em pagar o Piso em duas parcelas: nos meses de setembro e outubro, com a discussão do retroativo em 2024.

Essa primeira proposta não foi acatada pela categoria. Desse modo, foram apresentadas contrapropostas e, finalmente, aceita aquela vinda da direção do Sindicato. A proposta foi aprovada com 99% dos votos favoráveis, nenhum voto contrário e uma abstenção.

INTERIOR

Educadores/as de João Câmara aprovam contraproposta para Piso 2023