REDE MUNICIPAL

Educadores municipais de Natal estão revoltados com medida que pode diminuir suas férias

24 Jan 2023

Centenas de educadores municipais de Natal se reuniram nesta segunda-feira(23) no auditório Marise Paiva, do SINTE-RN, para encontrar formas de defesa do que consideram uma armadilha promovida pela prefeitura de Natal. No entendimento da assessoria jurídica do SINTE-RN, o prefeito Álvaro Dias criou um artifício que põe em risco o gozo do período de recesso do meio do ano, para esses dois segmentos.

Em uma medida inédita, a prefeitura retirou os profissionais readaptados e coordenadores pedagógicos, das férias coletivas deste ano. Segundo a coordenadora geral do SINTE-RN, professora Fátima Cardoso, eles estão sendo obrigados a fazer uma solicitação através de formulário oficial para que possam gozar os 30 dias de férias de início do ano. “Acontece que ao fazer isso, o profissional estará legalmente abdicando dos costumeiros 15 dias de férias gozados no período de recesso do meio do ano,” denunciou Fátima.

Na reunião desta segunda, o SINTE-RN orientou os profissionais a entrarem de férias de acordo com o calendário escolar, mas sem assinar o formulário. “Estamos em consonância com as leis 058/2004 e 114/2010, que disciplinam as férias e recessos dos educadores e educadoras da rede municipal do Natal e que vamos abordar a secretaria para esclarecer e fazer valer o direito desses profissionais”, explicou.

Fátima ressalta que essa medida é apenas mais uma das maldades do prefeito Álvaro Dias, considerado hoje um algoz da educação municipal. “Nunca na história da educação municipal aconteceu tamanha perseguição. Quase todos os dias chegam denúncias ao Sindicato de perseguições e ataques aos direitos dos educadores e educadoras. As leis são interpretadas ao bel prazer do prefeito, que não se cumpre nem mesmo direitos há muitos tempo conquistados”, protestou.

REDE MUNICIPAL

24 Jan 2023