Em Assembleia, educadores/as de Natal decidem repor aulas do período da greve

25 Nov 2022

Os/as educadores/as de Natal decidiram fazer a reposição das aulas que não ocorreram em decorrência do movimento paredista no 1º semestre. A definição considerou os prejuízos na ficha funcional dos/as professores/as quanto à aposentadoria, quinquênios e licença prêmio, bem como a inscrição de faltas.

A deliberação em favor da reposição das aulas foi tomada em Assembleia da categoria coordenada pelo SINTE/RN e realizada na manhã de 25 de novembro. Agora, o Sindicato fará o comunicado à Secretaria Municipal de Educação (SME).

Além desse tema, na Assembleia foi feita a Prestação de Contas da Campanha Solidária organizada pelo SINTE e que teve o objetivo de arrecadar recursos para ajudar os educadores e as educadoras da capital que participaram da greve em defesa do Piso 2022 e enfrentavam dificuldades financeiras após o corte de salários pela gestão Álvaro Dias. Sobre isso, tendo em vista que o valor arrecadado ficou abaixo do esperado, a categoria definiu que em atividade posterior será tratada da destinação.

Presente na Assembleia, a assessora jurídica do Sindicato, advogada Sylvia Dutra, esclareceu a categoria sobre a situação das ações judiciais em defesa dos direitos dos/as educadores/as, sobre a tramitação lenta do processo na justiça local e sobre a posterior elaboração de recurso para o STF.

Também na Assembleia, a coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, convocou a categoria para participar da reunião da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Municipal que vai ocorrer às 10h de 29 de novembro (terça-feira). A reunião terá como tema: “O cumprimento do reajuste salarial dos professores do município do Natal” e vai ocorrer no auditório da Câmara.

Confira abaixo outros encaminhamentos da Assembleia:

1 – Não aceitar carga suplementar em 2023, conforme deliberação da Assembleia.
2 – Provocar o Tribunal de Contas, solicitando que investigue o município sobre a aplicação das verbas sub vinculadas do FUNDEB e os 25% de outras receitas que devem ser aplicadas em valorização profissional.
3 – Provocar o Ministério Público sobre o Concurso Público, a merenda escolar e a aplicação dos recursos constitucionais em educação e valorização profissional.
4 – Discutir nas escolas sobre o Ano Letivo 2023, a participação da comunidade escolar, bem como a construção de uma pauta comum de reivindicação, no sentido de fortalecer a luta.
5 – Eleição de representantes de escolas por turno, para fortalecer o movimento.
6 – Formar comissão com a base da categoria e realizar visitas a juízes e desembargador com a perspectiva de avançar na pauta jurídica.

No início da Assembleia, a categoria prestou homenagem à professora Leonor Santiago, que faleceu recentemente.

Em Assembleia, educadores/as de Natal decidem repor aulas do período da greve

25 Nov 2022

Confira abaixo outros encaminhamentos da Assembleia:

1 – Não aceitar carga suplementar em 2023, conforme deliberação da Assembleia.