Para educadores/as de Natal, aulas presenciais só retornam com vacina e negociação do Piso 2020

2 Feb 2021

Nesta segunda-feira (01/02), durante primeira Assembleia da Rede Municipal do ano, os/as educadores/as de Natal reafirmaram que só voltam a ministrar aulas presenciais se a Prefeitura negociar o Piso 2020 do Magistério, imunizar a categoria contra a Covid-19 e preparar as escolas para a retomada, com adoção de protocolos de biossegurança. A categoria deliberou ainda que o retorno do ano letivo pode vir a ocorrer de forma remota, desde que a Prefeitura volte a negociar a atualização de 12,84% do Piso e estabeleça uma emenda à Lei Orgânica do Município para permitir que os/as educadores/as se aposentem com o salário integral. A categoria também tomou outras decisões. São elas:

Planejamento presencial entre 03 e 17/02 exigido pela SME: O planejamento deve ocorrer de forma remota.

Diagnóstico das escolas para um retorno presencial: Os profissionais deverão fazer levantamento da situação das escolas, encaminhando fotos e vídeos das unidades para o SINTE/RN.

Apresentação de atestados médicos: O SINTE defende a apresentação de atestado médico para os profissionais com comorbidade e vai consultar sua assessoria jurídica sobre a legalidade desses passarem por junta médica na SME.

Vacinação:O SINTE vai conduzir uma campanha sobre a importância da vacinação, ressaltando a necessidade da imunização para os educadores e educadoras.

Reforma Administrativa: O Sindicato fará campanha sobre os prejuízos da Reforma Administrativa proposta pelo Governo Bolsonaro.

Cartilha: O Sindicato deverá elaborar uma cartilha didática explicando os conceitos de carreira, abono e Fundeb, bem como seus reflexos para a categoria.

Nova assembleia: Uma nova Assembleia deverá acontecer em 18 de fevereiro, com horário a definir.

2 Feb 2021