INTERIOR

Em Ato, educadores de Touros reivindicam Pisos e protestam contra exonerações ilegais

23 May 2023

Um grande número de educadores de Touros se reuniu em Ato Público nesta terça-feira (23) para reivindicar do Prefeito o pagamento do restante do Piso Salarial 2022 e os 14,94% relativos à correção deste ano. Realizada em frente à Prefeitura, a atividade deliberada em Assembleia também foi um protesto contra as exonerações de professores, realizadas sem processos administrativos, desrespeitando a estabilidade prevista na Constituição Federal. Na ocasião, mesmo pressionado, o Prefeito não recebeu os sindicalistas, tampouco os manifestantes.

Dirigente da Regional do SINTE/RN em Touros, o professor Jailson Soares afirma que o chefe do Executivo municipal não integralizou a correção de 2022. Na prática, ainda deve 5% dos 33,24%. Para piorar, até o fechamento desta matéria não apresentou qualquer proposta que vise implementar o percentual do Piso atual.

Presente no Ato, o diretor de relações sindicais e interior do SINTE/RN, professor Miguel Salustiano, afirmou que a categoria tem sofrido muitos ataques por parte da gestão. Consequentemente, está reagindo: “É preciso reverter as exonerações e garantir a totalidade do reajuste do Piso”, disse.

Miguel também esclarece que o Judiciário não decidiu se o movimento grevista foi considerado legal ou ilegal, embora há semanas tenha determinado o retorno dos educadores ao trabalho. A decisão foi respeitada pela categoria, que prontamente retomou suas atividades em sala de aula.

Por ora, apesar de nenhuma manifestação prevista para os próximos dias, os educadores de Touros avisam que pretendem manter a luta para enfrentar os ataques do prefeito Pedro Filho.

INTERIOR

23 May 2023