REDE ESTADUAL

Em Ato Público, trabalhadores/as em Educação reivindicam definições sobre PLs

22 Mar 2024

Os/as trabalhadores/as em Educação da Rede Estadual cobraram do Governo do RN definições acerca do Projeto de Lei do Porte das Escolas, do PL das Escolas em Tempo Integral e do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos/as funcionários/as da Educação. A reivindicação ocorreu na manhã de 22 de março, em frente à Secretaria Estadual de Educação (SEEC), quando os/as trabalhadores/as participaram de um Ato Público coordenado pelo SINTE/RN.

O Ato havia sido deliberado durante Assembleia da categoria e aconteceu em um dia de paralisação da Rede Estadual de Ensino. Mobilizados, os/as profissionais cobraram do Governo, para além dos Projetos de lei, a climatização nas salas de aula. Adicionalmente, em mensagem voltada aos/as deputados/as estaduais, a categoria pediu celeridade na tramitação do reajuste do Piso dos/as professores/as.

Confira a seguir um resumo da situação dos Projetos que devem impactar positivamente a categoria, conforme explanado em audiência de dirigentes do SINTE com Socorro Batista (Secretária de Educação) e Pedro Lopes (Secretário de Administração), que ocorreu no começo da semana:

PL DO PORTE DAS ESCOLAS
A SEEC entregou ao SINTE uma cópia do projeto de lei e se comprometeu a, junto à SEAD, apresentar encaminhamento sobre essa pauta em reunião agendada para o dia 11 de abril.

PL DO PCCR DOS FUNCIONÁRIOS
O secretário de Administração afirmou ter dificuldades em aprovar uma proposta de PCCR que traga aumento no impacto financeiro do Estado. Desse modo, prometeu apresentar uma contraproposta do Governo em 11/04. O Sindicato reivindicou que a proposta do Governo considere o fator de correção aplicado ao reajuste do magistério e a data-base. O Secretário não bateu o martelo, mas disse que acredita ser viável.

PL DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL
A SEEC afirmou que vai encaminhar à Assembleia Legislativa um PL com os princípios conceituais das Escolas em Tempo Integral a fim de garantir a manutenção do fomento do Governo Federal. O SINTE critica o desmembramento do Projeto e essa questão será rediscutida no dia 03 de abril, em reunião que a pasta prometeu realizar.

REDE ESTADUAL

Em Ato Público, trabalhadores/as em Educação reivindicam definições sobre PLs