Em audiência, Prefeito de Natal propõe implantar 7% em julho e deixar o retroativo para 2024

10 Jul 2023

Créditos: Lenilton Lima

Implantar 7% em julho e deixar o retroativo acumulado entre janeiro e junho para ser quitado nos primeiros quatro meses de 2024. É o que propôs Álvaro Dias em mesa de negociação com o SINTE/RN na tarde desta segunda-feira (10).

A proposta será avaliada coletivamente em Assembleia convocada para esta quarta (12 de julho), com início previsto para 14h, na sede estadual do Sindicato. O que for deliberado pela categoria será apresentado em nova audiência, já marcada para a tarde da quinta (13).

Considerando os 21 dias solicitados pelo município para voltar a dialogar com o Sindicato, Fátima Cardoso (professora e coordenadora geral do SINTE/RN) afirma que a entidade esperava mais: “Esperávamos uma proposta que chegasse a totalizar os 14,95% em dezembro. Mas não aconteceu”. Apesar disso, a sindicalista avaliou como importante a apresentação de uma proposta.

Rômulo Arnaud (professor e coordenador geral do SINTE/RN) também destacou que o diálogo de hoje teve como ponto positivo a apresentação de uma proposta, esperada há muito tempo: “A prefeitura de Natal não dialogava, postergava a realização de reuniões, e até fizemos greves bastante significativas. Ainda assim pouco avançamos”. Sobre a proposta, disse que também esperava mais: “Vamos levar pra categoria, que é soberana. Vamos avaliar os vários aspectos, as condições que estão dadas para fazermos a luta ou não. Se vamos aceitar ou não”.

Por sua vez, Bruno Vital (professor e coordenador geral do SINTE/RN) disse que o Prefeito reconhece a dívida acumulada com a Rede Municipal, que hoje chega a 67%. “Porém, não se discutiu essa totalidade. Se tratou de quanto a Prefeitura entende que pode oferecer”.

10 Jul 2023

Créditos: Lenilton Lima