Em audiência, SINTE/RN pede para município do Natal descentralizar e desburocratizar vacinação

25 Jun 2021

A direção do SINTE/RN pediu para o município do Natal descentralizar e desburocratizar a vacinação contra a Covid-19 dos profissionais da educação. A reivindicação foi feita em audiência pública nesta quinta-feira (24) na Câmara Municipal. O encontro virtual reuniu a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (SME), Conselho Estadual de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Ministério Público (MP) e a ADURN Sindicato. A audiência foi transmitida pela TV Câmara. (Assista AQUI)

O Sindicato disse que o pedido para descentralizar a imunização da categoria objetiva ampliar os locais de imunização. Isso porque atualmente quem trabalha com educação na capital só pode ser vacinado no Colégio Expansivo (Zona Norte de Natal), Instituto Sagrada Família (Alecrim) ou Palácio dos Esportes(Petrópolis). Anteriormente a imunização era feita em cada unidade escolar. Essas duas formas atrasaram a vacinação.

A prova da lentidão é que das 17.032 doses entregues pela SESAP (Secretaria Estadual de Saúde) apenas 6.000 foram utilizadas, de acordo com dados apresentados pelo MP na Audiência. E nesta sexta (25 de junho) está previsto o envio de mais 5.000 vacinas, ampliando ainda mais o estoque local. Por isso, o Sindicato deseja que a vacinação aconteça nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou pontos de vacinação que recebem pessoas de carro/moto (drive thru) ou a pé.

Mas o SINTE apontou que a burocracia também tem dificultado o avanço da campanha em Natal. A entidade denunciou que muitos profissionais não estão conseguindo ser vacinados. Acompanhando um dia de imunização, na última sexta (18/06), dirigentes da entidade souberam que muitas pessoas perderam a viagem somente por não portarem o contracheque e a declaração escolar. Os sindicalistas avaliam que isso é desnecessário. Assim, pediram para o município determinar a necessidade de apresentar somente um documento.

PLANO DE VACINAÇÃO SEM CONSULTAR O SINTE/RN

O SINTE/RN lembrou que não foi chamado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para participar da elaboração do plano de imunização dos profissionais da educação de Natal. Ficou de fora da reunião que aconteceu em 04 de junho entre a SME e SMS mesmo sendo o representante legal da categoria. Desta forma, a entidade reivindicou ser incluída nas discussões, apontando que tem muito a contribuir.

MUNICÍPIO NÃO QUIS FAZER UM DIA “D” DE VACINAÇÃO

O município rejeitou a ideia de fazer um dia “D” para vacinar os profissionais da educação. É o que afirmaram os membros da SESAP. A pasta diz ter se colocado a disposição. Na ocasião, o Conselho Estadual de Saúde ainda reclamou da falta de transparência nos dados da imunização municipal.

REQUERIMENTO IGNORADO

A vereadora Divaneide Basílio (PT/RN) lembrou aos presentes o requerimento que protocolou na Câmara Municipal em 31 de maio. Presidenta da “Comissão de Direitos Humanos, Proteção das Mulheres, Idosos, Trabalho e Minorias”, que inclusive propôs a audiência, a parlamentar pediu no documento a criação de um comitê para elaborar e acompanhar um plano de vacinação da educação de Natal. No texto, solicitou a inclusão do SINTE/RN. Mas a matéria foi ignorada.

Autora da lei que incluiu a categoria no grupo prioritário da imunização, Divaneide é uma das grandes defensoras da vacinação em massa dos trabalhadores em educação.

PROMESSA

Um representante da SME ouviu todos os relatos durante as quase duas horas e meia de audiência. Prometeu que atenderia os pedidos do SINTE/RN. No entanto, nenhum membro da SMS ouviu os relatos do Sindicato. Isso porque a pasta ingressou na sala virtual e logo se ausentou, mostrando desrespeito com a entidade e os demais presentes.

25 Jun 2021

PLANO DE VACINAÇÃO SEM CONSULTAR O SINTE/RN