Em busca do Piso e melhorias nas escolas, educadores de Natal protestam em frente à Prefeitura

25 Nov 2021

Créditos: Lenilton Lima

Em busca dos 12,84% relativos ao Piso Salarial 2020 e por melhorias estruturais nas escolas. Com essa pauta os educadores de Natal estão protestando nesta quinta-feira (25) em frente à Prefeitura de Natal.

Deliberado em Assembleia na semana passada, o ato organizado pelo SINTE/RN começou às 8h e segue até o final da tarde, contando com as participações de alunos da Escola Municipal José de Andrade Frazão e os vereadores de Natal Robério Paulino (PSOL) e Pedro Gorki (PCdoB). Nele, dirigentes do Sindicato denunciam para os transeuntes a atual situação da educação municipal.

Foto: Lenilton Lima

No fim da manhã, pouco antes das 11h, um grupo ingressou na Prefeitura para tentar agendar uma audiência com o Prefeito, com representantes da SEMAD e do NATALPREV. Recebidos pelo Chefe do Gabinete da Prefeitura, Joham Alves Xavier, os educadores foram informados que Álvaro Dias está viajando. Assim, foi prometido que o Sindicato será procurado tão logo o Chefe do Executivo municipal retorne.

POSSIBILIDADE DE GREVE

Não está descartada a possibilidade de a Rede Municipal de Natal entrar em greve ainda neste ano. É o que afirma a diretora de comunicação do SINTE/RN, professora Thelma Farias: “Foi bem participativa (a atividade). A categoria compareceu em peso e se mostrou disposta a entrar em greve ainda este ano”.

A paralisação por tempo indeterminado pode acontecer porque a Prefeitura insiste em dar calote na atualização salarial 2020. Na semana passada, em audiência de conciliação, apresentou a proposta de implementar apenas 6,42% dos 12,84% que deve, e sem retroativo, para ativos e aposentados. A proposta foi rejeitada em Assembleia na última sexta, 19 de novembro.

Desta forma, um indicativo de greve será avaliado em Assembleia presencial no dia 1º de dezembro.

25 Nov 2021

Créditos: Lenilton Lima