Em dia marcado pela truculência, audiência com Secretária resulta em agendamento de novo encontro

21 Dec 2021

Créditos: Lenilton Lima

Em dia marcado pela truculência, audiência com Secretária de Educação resulta em agendamento de novo encontro nesta terça (21)

Resultou em agendamento de novo encontro a audiência entre o SINTE/RN e a Secretária de Educação. Ocorrida durante quase três horas nesta segunda-feira (20), aconteceu após a pressão exercida no ato realizado durante a manhã, marcado pela violência da Guarda Municipal.

A conversa não rendeu nenhuma nova proposta. Contudo, existe a perspectiva de que uma proposição seja apresentada nesta terça (21) na audiência marcada com o Secretário do Gabinete Civil, com a Secretária de Administração, representantes da previdência municipal e Cristina Diniz.

Na tarde de hoje, os sindicalistas deixaram claro que a última proposta não contempla a categoria. Desta forma, foi rejeitada em Assembleia na semana passada. Assim, colocaram que os profissionais almejam os 12,84% devidos desde janeiro de 2020. Obviamente sem desprezar o retroativo acumulado ao longo de quase dois anos de luta.

EDUCADORES SÃO AGREDIDOS DURANTE ATO PACÍFICO NA PREFEITURA DO NATAL

Guardas municipais agrediram dirigentes do SINTE/RN e professores da Rede Municipal de Ensino. Os agentes de segurança usaram spray de pimenta para tentar dispersar a categoria, que realizava um ato pacífico em frente à sede da Prefeitura do Natal e cobrava o pagamento do Piso 2020. Durante a agressão, a diretora de Administração e Finanças do Sindicato e presidente da CUT-RN, Eliane Bandeira, passou mal e precisou de atendimento médico, sendo levada a um hospital.

Foto: Lenilton Lima

As agressões ocorreram na manhã dessa segunda (20/12), quando um dos guardas empurrou o diretor de Organização da Educação Infantil do Sindicato, professor Ekeoma Santos. Na sequência, teve início um tumulto, com os guardas recorrendo ao spray para dispersar os educadores e impedir a entrada da categoria no Palácio Felipe Camarão.

Ainda sob um clima tenso e envolta por gestos hostis, uma comissão do SINTE, formada pela coordenadora geral, professora Fátima Cardoso, pelos coordenadores gerais, professores Bruno Vital e Rômulo Arnaud, além de outros dirigentes da entidade, foi autorizada a acessar o prédio da Prefeitura para dar continuidade às negociações pela atualização salarial e melhoria das condições das escolas.

Do lado de fora da sede, educadores permaneceram mobilizados, denunciando o descaso da gestão municipal com a educação e com seus trabalhadores.

21 Dec 2021

Créditos: Lenilton Lima