DENÚNCIA

Em ofício, deputado Gen. Girão pede ao Governo Federal tropas para intimidar estudantes no IFRN

13 Aug 2020

Créditos: Imagem da web

O deputado federal General Girão (PLS/RN) enviou ofício ao Governo Federal solicitando o envio de tropas federais para intimidar os estudantes que protestam no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN). O documento foi encaminhado nessa quarta-feira (12) ao ministro da justiça e segurança pública, André Mendonça. Nele, o parlamentar alega “atos de vandalismo que têm sido praticados por alunos e, provavelmente, por elementos infiltrados”, que poriam em risco “o patrimônio público” e “as pessoas que ali trabalham”. Militar, Girão é conhecido pelo seu apoio ao presidente Jair Bolsonaro e as suas práticas autoritárias.

A direção do SINTE/RN considera o ofício um absurdo e desrespeito aos estudantes e servidores do IFRN. Na última terça (11), Dia do Estudante, um grupo que protestava nas dependências da sede central do Instituto foi agredido por policiais militares. Acionada pelo reitor pro-tempore, Josué de Oliveira, a PM usou spray de pimenta e quebrou os óculos de um estudante. Ao tomar conhecimento, a governadora Fátima Bezerra (PT/RN) determinou a imediata saída dos militares do prédio, o afastamento do comandante da operação e a apuração do ocorrido. Esse fato repercutiu no Estado e Brasil, tanto em redes sociais como nos veículos de comunicação progressistas.

Josué Moreira foi nomeado reitor pro-tempore em 20 de abril pelo então ministro da educação Abraham Weintraub. De lá para cá, são quase quatro meses de intervenção e ilegalidade. Por isso, a comunidade não o aceita como chefe do Instituto e tem protestado. Quem deveria estar à frente do IFRN é o professor José Arnóbio de Araújo, eleito pelo voto direto durante pleito realizado em dezembro de 2019.

DENÚNCIA

13 Aug 2020