Em pleno Dia do Servidor Público, SINTE/RN promove adesivaço em defesa do funcionalismo e do Piso de Natal

28 Oct 2020

Créditos: Lenilton Lima

Nesta quarta-feira (28), Dia do Servidor Público, o SINTE/RN promoveu um adesivaço em defesa do funcionalismo e da atualização do Piso Salarial dos professores de Natal. A atividade foi realizada na sede estadual da entidade, na capital.

Na ocasião, foram distribuídos adesivos que trazem a mensagem “ÁLVARO DIAS MENTIU SOBRE O PISO. Não merece seu voto!”. Foi um claro protesto contra a postura do Prefeito, que há 10 meses nega os 12,84% relativos à correção.

O diretor de organização da capital do SINTE/RN, professor Erlon Valério, disse que o dia não é de celebração, mas de enfrentamento: “Está sendo um dia de construção da luta, não de comemoração. Porque o servidor está sendo muito desrespeitado pelos governos autoritários”.

Já o professor e diretor de relações sindicais e interior, Gustavo França, disse que a atividade mostrou para a sociedade a situação da educação e do serviço público: “A gente veio denunciar, mais uma vez, o descaso que o Prefeito tem tido com os professores. Fomos enrolados de diversas maneiras. Um Prefeito que se propõe a reeleição está aí operando sem dá reajuste.”

A professora e diretora interina de comunicação, Thelma Farias, lembrou que o gestor está desrespeitando duas leis: “Hoje, 28 de outubro, estamos aqui em um ato de luta contra o Prefeito Álvaro Dias, que vem cometendo muitos desmandos contra a nossa categoria. Ele deixa de cumprir duas leis (municipal e nacional do Piso do magistério), que nos dão direito a atualização salarial”.

Bruno Vital, que é professor e coordenador geral interino da entidade, apontou que o congelamento dos salários que acontecerá em 2021 por força da lei de socorro aos Estados foi antecipado: “No próximo ano temos a perspectiva de congelamento dos nossos salários. Mas aqui em Natal Álvaro Dias antecipou e já congelou os nossos salários ao não conceder a atualização”.

Já a diretora de assuntos jurídicos, Eliene Bandeira, questiona: “Como podemos acreditar em um Prefeito com tantas falas que não condizem com a verdade? Um Prefeito que não respeita a educação não merece o respeito da sociedade”.

Agora, diante de tantas negativas, o SINTE/RN vai acionar a justiça, conforme deliberado pela categoria durante assembleia realizada em setembro.

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

É consenso que não há o que comemorar em meio aos inúmeros ataques aos direitos dos servidores públicos. Apesar disso, o SINTE/RN não podia deixar de, por meio de vídeo, parabenizar os trabalhadores que atuam no serviço público, exaltando a importância dos funcionários da educação para o funcionamento das escolas. O VT foi ao ar nessa terça e quarta-feira (27 e 28 de outubro) na Band Natal e TV Ponta Negra. Assista ao vídeo AQUI.

28 Oct 2020

Créditos: Lenilton Lima