APOSENTADOS

Em reunião, aposentados/as celebram reencontro e se informam sobre lutas e direitos da categoria

10 Aug 2023

O SINTE/RN promoveu uma reunião para trabalhadores/as em Educação aposentados/as na manhã de 10 de agosto. A atividade foi realizada no auditório da entidade, contou com a participação da assessoria jurídica do Sindicato e teve como principais pontos de pauta: os direitos funcionais da categoria; as ações judiciais; e a viagem de lazer do final do ano.

Como já é tradição em atividades voltadas para esse público, os aposentados compareceram de forma massiva à reunião que foi coordenada pelas diretoras Marlene Moura e Egivânia dos Santos.  Durante o evento, dúvidas relacionadas a descontos no contracheque, tramitação de processos, ação relativa aos 45 dias de férias e decisão judicial sobre pagamento de juros e correção monetária de salários atrasados do governo Robinson Faria, estiveram em evidência.

“Há uma confraternização e é também um momento em que nós informamos aos aposentados sobre as lutas sindicais mais recentes e sobre a vida funcional da categoria; sobre os direitos. Também alertamos sobre tentativas de golpes”, assegura Eliene Bandeira, diretora de assuntos jurídicos e defesa do trabalhador em Educação.

Para a professora aposentada Juraci Xavier, as reuniões são essenciais para que a categoria saiba o que está ocorrendo, para esclarecer as dúvidas e para reencontrar as amigas da época de sala de aula.

“Quando a gente se aposenta, fica um pouco distante do Sindicato. Nesse sentido, esses momentos são essenciais, pois vamos nos informando sobre os nossos direitos. É um momento de entrosamento, de rever colegas; uma oportunidade de enriquecimento da experiência”, diz a professora aposentada Maria Barbosa.

Egivânia dos Santos, diretora da pasta dos Aposentados do SINTE, assegura: “O fato de se aposentar não quer dizer que paramos no tempo. Nossa luta continua. É gratificante ver o auditório lotado e tantos associados aposentados buscando informações e soluções para as suas questões e demandas.”

Marlene Moura, também diretora de Aposentados do SINTE/RN, finaliza: “independente do assunto a ser debatido nas nossas reuniões, há um amplo comparecimento da categoria. Essa presença dos aposentados nos deixa felizes e confirma a importância desses momentos. Nesta reunião, especificamente, além de tratar de temas jurídicos, dos tipos de aposentadoria e da paridade, apresentamos o destino da nossa viagem de final de ano. Assim, em novembro vamos conhecer a cidade de Garanhuns, em Pernambuco, e a procura já está intensa.”

APOSENTADOS

10 Aug 2023