Em reunião mediada pela Justiça, município do Natal reapresenta proposta já rejeitada

7 Oct 2021

O município do Natal reapresentou ao SINTE/RN a proposta para atualização salarial 2020 já rejeitada por educadores em Assembleia no dia 1º de outubro. A reapresentação aconteceu nesta quarta-feira (06) durante reunião mediada pela Justiça. Na ocasião, Aldo Fernandes (Secretário Adjunto de Educação) afirmou que a pandemia frustrou os planos da gestão Álvaro Dias para atualizar os 12,84% no ano passado, uma vez que alega ter ocorrido queda na arrecadação e os recursos restantes foram utilizados para combater os efeitos da pandemia na capital.

Porém, esse argumento foi confrontado pelo SINTE/RN. A assessora jurídica do Sindicato, Drª Sylvia Dutra, apresentou um estudo feito pelo DIESSE com base em balancetes do município disponíveis para consulta pública. A advogada apontou que há dinheiro em caixa para cumprir a Lei do Piso Nacional (11.738/2008) e a Lei Municipal (6.425/2013), pois a arrecadação aumentou cerca de 60% nos dois últimos anos, entre outros dados relevantes.

A professora Fátima Cardoso (Coordenadora Geral) afirma que esperava sair da mesa de negociação com novidades para apresentar aos profissionais na Assembleia desta terça (06/10). Contudo, terminou a reunião frustrada.

Apesar do resultado sem novidades, a sindicalista espera que nos próximos dias as negociações sejam retomadas. Isso porque o SINTE/RN e o município poderão se reunir novamente em 13 de outubro em mais uma reunião mediada. Desde que a gestão Álvaro Dias aceite o convite para dialogar, trazendo outra proposta para implementar a atualização dos 12,84% ou considere a contraproposta aprovada pela categoria na semana passada. O Sindicato também espera que o novo encontro, caso aconteça, conte com a presença de Cristina Diniz (Secretária de Educação). Desta forma, o secretário adjunto prometeu dar uma resposta em até 48 horas.

PROPOSTA REJEITADA PELOS EDUCADORES

A proposta apresentada pelo município e já rejeitada pelos educadores consiste em atualizar metade dos 12,84% devidos. Ou seja, apenas 6,42%, e para os educadores da ativa. A proposição de Álvaro Dias também não considera o passivo acumulado no ano passado. Além disso, quer deixar os aposentados de fora, desrespeitando a paridade entre os segmentos.

7 Oct 2021

PROPOSTA REJEITADA PELOS EDUCADORES