Em reunião virtual, SINTE/RN e professores/as de Natal definem estratégias de luta pelo Piso 2020

21 Jul 2020

Dirigentes do SINTE/RN e professores/as da rede municipal de ensino reuniram-se virtualmente e definiram novas estratégias de luta para garantir o pagamento do piso salarial 2020. O encontro online aconteceu no último sábado (18/07) e reuniu cerca de 100 educadores/as.

Na ocasião, foram tiradas as seguintes deliberações:

• Sem a negociação dos 12,84% do Piso, quando houver possibilidade de retorno às aulas presenciais, a categoria deve entrar em greve;
  • Sem o pagamento do piso, o SINTE orienta a não realização de aulas remotas e a não participação em formações oferecidas pela SME, como a formação pedagógica;
  • Lutar pela criação de uma emenda à Lei Orgânica do Município que regulamente o reajuste anual para os profissinais que se aposentaram sem paridade;
  • A campanha pelo Piso terá continuidade nas mídias sociais do SINTE/RN. Além disso, serão publicados anúncios na mídia tradicional; e
  • A partir da quarta-feira (22/07), entre 13h e 15h, a categoria deve ir até o perfil do prefeito, Álvaro Dias (@alvarocostadias), no Instagram, e cobrar diariamente o pagamento do Piso, usando a hastag #PrefeitoPagueOPiso nos comentários das publicações do gestor municipal.

EM AUDIÊNCIA VIRTUAL APÓS 4 MESES DE SILÊNCIO, PREFEITURA SE NEGA A PAGAR O PISO

A Prefeitura de Natal tem se negado a pagar o Piso Salarial 2020 dos professores. Alegando falta de recursos, nenhuma proposta foi apresentada ao SINTE/RN na audiência virtual que aconteceu em 15 de julho, depois de 4 meses de silêncio do município e de cobranças e espera por parte do Sindicato e da categoria.
Em 25 de maio, o prefeito Álvaro Dias havia dito em uma rádio local que iria quitar o Piso (veja AQUI). No entanto, descumpriu a promessa.

21 Jul 2020

Na ocasião, foram tiradas as seguintes deliberações: