Em reunião sobre retomada das aulas, Coord. do SINTE pede a Secretária audiência sobre o Piso

28 Aug 2020

O coordenador geral interino do SINTE/RN, professor Bruno Vital, cobrou da Secretária de Educação de Natal a realização de uma audiência virtual para tratar do reajuste do Piso Salarial 2020. A cobrança foi feita nesta sexta-feira (28) em reunião online entre o grupo que discute a hipotética retomada das aulas presenciais na Rede Municipal.

Bruno pediu que a gestora Cristina Diniz reabra as negociações, apresentando uma proposta para quitar os 12,84%, determinados pela Lei Nacional do Piso (11.738/2008) e a Lei Municipal 6.425, de 2013. No entanto, ouviu da Secretária que, quando houver condições, apresenta outra proposta.

Secretária Cristina Diniz durante a reunião virtual sobre a reabertura das escolas de Natal

O sindicalista criticou a falta de compromisso da gestão municipal com a educação: “Ela (a Secretária) não disse nada concreto. A Prefeitura continua desprezando o magistério e não se propõe a atualizar os salários”.

Apesar de não ser a pauta do encontro por videoconferência, o Coordenador disse que não podia deixar a oportunidade passar. Por isso, fez a cobrança.

A categoria espera o reajuste do Piso desde janeiro. E não é por falta de empenho do SINTE/RN. Isso porque a entidade já colocou vídeos em televisões locais, fez chamadas em rádios, tem cobrado nas ruas da capital usando carros de som e publicou notas em um jornal impresso. Também vem utilizando seus meios de comunicação para pressionar o prefeito Álvaro Dias, assim como tem chamado a categoria para ir todos os dias até as redes do gestor exigir o que lhe é de direito. No entanto, até o momento, entre uma proposta inaceitável apresentada em março, silêncio por quatro meses durante a pandemia e retirada da proposição sob a alegação de queda nas receitas, o município continua desprezando os educadores.

REUNIÃO VIRTUAL E ASSEMBLEIA POR VIDEOCONFERÊNCIA

Após promover reuniões por polo com os professores de todas as zonas de Natal, o SINTE vai realizar mais duas atividades com a categoria.

A primeira será uma reunião virtual com os coordenadores e gestores das escolas, na terça-feira (01/09), às 15h, pelo Zoom. Em pauta a Campanha Educacional e Salarial e o Piso Salarial 2020.

Na quinta (04), a partir das 14h30, acontece uma Assembleia Virtual dos Educadores de Natal. O encontro, que será pelo Zoom, vai tratar do Piso, da negociação da emenda à Lei Orgânica do Município e traçar encaminhamentos de luta.

28 Aug 2020

REUNIÃO VIRTUAL E ASSEMBLEIA POR VIDEOCONFERÊNCIA