Em tempos de pandemia, ensino presencial é foco de morte

16 Mar 2021

Será votado em regime de urgência na tarde desta terça-feira (16/03) um projeto de lei que inclui os serviços educacionais em escolas públicas e privadas do município do Natal, no rol das atividades consideradas essenciais. Nesse momento de crise sanitária, quando o SINTE/RN defende que as aulas ocorram somente de forma remota e entende que o ensino presencial só deve voltar a acontecer com a vacinação em massa, o Sindicato convoca a categoria para se posicionar contra esse PL.

O projeto de lei será votado no plenário da Câmara Municipal a partir das 14h e tem autoria do vereador Klaus Araújo (Solidariedade). Se aprovado, os serviços educacionais nas escolas da capital serão enquadrados como essenciais enquanto durar a pandemia da Covid-19, bem como as circunstâncias de calamidade pública na capital.

Para a direção do SINTE, a educação é um direito de todos e os serviços educacionais são essenciais. Contudo, esse Projeto, no momento em que aparece, ao invés de proteger a comunidade escolar, ameaça à segurança de professores, funcionários, estudantes e seus familiares. Caso as aulas presenciais sejam liberadas nas escolas, especialmente nas escolas da Rede Pública de Ensino – onde a estrutura física é deficiente e não há um rígido protocolo de biossegurança –, mais pessoas estarão expostas ao vírus e, consequentemente, a morte.

O Sindicato faz um apelo para que os parlamentares se posicionem contra esse projeto de lei. Ao mesmo tempo, convoca a categoria para se posicionar contra o PL e pressionar os vereadores através das redes sociais. A votação do Projeto será transmitida pela internet e o link será disponibilizado em grupos de educadores no WhatsApp.

Em tempos de pandemia, ensino presencial é foco de morte

16 Mar 2021