Enfrentando decisão da Justiça, professores de Natal protestam em frente à Prefeitura pelo Piso

27 Dec 2021

Créditos: Lenilton Lima

Contrariando decisão judicial que determinou o retorno dos/as educadores/as da Rede Municipal do Natal às salas de aula, centenas de professores/as ocuparam a rua e calçada em frente à sede da Prefeitura e realizaram um ato em defesa do Piso Salarial 2020.

A mobilização dos/as educadores/as, em greve desde o último dia 10/12, ocorreu na manhã desta segunda, 27 de dezembro, após Assembleia de greve com café da manhã realizada na sede estadual do SINTE.

Com tambores, apitos, bandeiras e faixas de protesto, a categoria promoveu uma mobilização pacífica e animada. Coordenada pelo Sindicato, a categoria cobrou o pagmento dos 12,84% do reajuste salarial que a Prefeitura deve desde janeiro de 2020. Portanto, há quase dois anos.

Em meio aos discursos em prol da atualização salarial, os educadores e educadoras também chamaram a atenção de quem passava no local para a falta de estrutura das escolas.

Durante a atividade, uma comissão do SINTE/RN foi recebida pelo secretário adjunto do Gabinete Civil; protocolou ofício solicitando a retomada das negociações com a Gestão Municipal; e cobrou agendamento de audiência com a presença de Álvaro Dias. A expectativa dos dirigentes do Sindicato é que essa audiência seja marcada ainda hoje e aconteça no dia 28/12.

A atividade realizada ao longo dessa manhã segue no período da tarde. Os atos ainda voltam a ocorrer nos dias 28 e 29 de dezembro, integrando o calendário de lutas dos/as educadores/as.

PREFEITURA ACIONA JUSTIÇA PARA BARRAR A GREVE; SINTE/RN RECORRE

A Prefeitura do Natal deu entrada em uma Ação Cível na Justiça pleiteando a manutenção integral do trabalho dos servidores da educação municipal e o reconhecimento da ilegalidade do movimento paredista deflagrado pela categoria em Assembleia coordenada pelo SINTE/RN. A judicialização ocorreu na mesma semana em que a Prefeitura recebia o Sindicato em audiência e enquanto a entidade tentava negociar a atualização do Piso 2020 com o Prefeito e secretários municipais.

Em resposta à Ação impetrada pela Gestão Municipal, o Desembargador Amaury Moura Sobrinho proferiu decisão em 24/12. Na sentença, o desembargador não se manifestou sobre a ilegalidade ou abusividade da greve, mas deteminou “o retorno integral da força de trabalho dos servidores municipais da educação do Município do Natal, aplicando multa diária ao Presidente do Sindicato no valor de R$ 10.000,00 (dez) mil reais por dia de descumprimento, limitada a princípio, em R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).”

Independentemente dessa decisão judicial, a categoria deliberou pela continuidade do movimento paredista e o SINTE/RN vai recorrer da sentença nessa segunda (27/12).

27 Dec 2021

Créditos: Lenilton Lima