Enquanto mantém calote aos educadores, Prefeitura do Natal realiza filmagem em escola

4 Nov 2022

Uma equipe de vídeo contratada pela Prefeitura do Natal esteve na manhã de 03/11 na Escola Municipal Zeneide Igino de Moura, no bairro de Cidade Nova, e capturou imagens de alunos do 3º ano reunidos em sala de aula (veja foto no final da matéria). Para o diretor de Organização da Capital do SINTE/RN, professor Erlon Valério de Araújo, que também atua na Escola e acompanhou parte da gravação, a filmagem causou estranheza. “Fiquei com a impressão de que a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação farão uso da filmagem para enviar à sociedade uma mensagem de que a educação pública no município é valorizada. Mas, a realidade não é essa e os educadores estão com salários desatualizados”, explica.

Atualmente, o prefeito do Natal deve aos educadores da capital os reajustes salariais dos anos de 2022, de 2020 e de 2012, nos índices de 33,24%, 6,42% e 10%, respectivamente. Quando somados esses percentuais, o índice devido chega aos 49,66%, sem citar os valores retroativos acumulados nos períodos. Em outros termos, existe uma defasagem salarial de quase 50% e com salários bem menores do que deveriam receber, os educadores amargam prejuízos financeiros.

Para tentar contornar essa situação, os educadores realizaram greve ao longo de 2022 e o SINTE chegou a recorrer à Justiça para que Prefeitura e Secretaria de Educação paguem o que é devido à categoria e cumpram a lei municipal e a lei Nacional do Piso. Até o momento, a situação segue em aberto, tendo em vista que Álvaro Dias nega o diálogo com o Sindicato – postura repetida pela Secretária Municipal de Educação, Cristina Diniz – e a Entidade aguarda sentença do judiciário.

4 Nov 2022