INTERIOR

Erro inexplicável deixa 35 professores de Arez sem os salários de dezembro de 2020

14 Jan 2021

35 professores da cidade de Arez, município a 58 quilômetros de Natal, ainda não receberam o salário relativo ao mês de dezembro de 2020. O atraso acontece porque 105 mil reais do Fundeb reservados para pagar aos profissionais da educação, por um erro inexplicável, foram utilizados na quitação dos salários dos profissionais da saúde. Isso aconteceu no último mês da gestão de Bráulio Cunha, empurrando o problema para o próximo prefeito.

Assim, a Regional do SINTE/RN em Canguaretama, que representa legalmente a categoria no município, procurou o novo gestor no início de 2021 pedindo uma audiência. A solicitação foi aceita e uma conversa aconteceu em 08 de janeiro. Na ocasião, foi sugerido que os recursos fossem devolvidos ao Fundo para garantir o pagamento da dívida. Contudo, o prefeito Bergson Iduino, um representante da Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Secretário de Administração alegaram que juridicamente isso não seria possível, pois a atual gestão seria penalizada por infringir a lei, encerrando a audiência sem uma solução para o caso.

Uma nova conversa aconteceu nessa quarta-feira (13), mas desta vez apenas com a presença do Procurador Geral do Município. A ausência dos demais causou estranheza. A Coordenadora da Regional, professora Telma Alves, relata que cobrou um posicionamento do município, questionando se até o final de janeiro os 35 professores finalmente receberiam seus salários: “O procurador usou o mesmo argumento dos demais. Respondeu ‘não ter como afirmar datas’ e disse que os recursos do Fundeb de janeiro não podem ser utilizados para pagar os salários porque a dívida é do ano passado. Caso o município pague, o Prefeito será punido. Diante disso, ficou claro para nós que a gestão atual não tem interesse em sanar o débito com os profissionais”, afirma.

Telma aponta ter dito que a dívida deixada pelo ex-gestor não pertence a prefeito A ou B, mas sim ao município. “Por isso, o SINTE/RN Regional de Canguaretama exige o Pagamento dos professores imediatamente!”. Até o fechamento desta matéria o novo Prefeito não chamou o Sindicato para outra audiência. Assim, a entidade seguirá cobrando a dívida e denunciando a questão.

INTERIOR

14 Jan 2021